filmetub: Escolhas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escolhas.



Desde que eu descobri que estava grávida passei a ver as mães de outra maneira. Se eu vejo uma mulher e fico sabendo que ela é mãe, automaticamente já a vejo de uma maneira diferente. Mãe pra mim é bicho estranho, é alguém que escolhe se doar 100% para alguém que a princípio nem conhece. Escolhe sim, mesmo tendo engravidado “sem querer, querendo” como eu, porque hoje em dia já se conhece diversos meios (esdrúxulos) de não se ter um filho. Não vou entrar nesse assunto porque passei a respeitar as escolhas das pessoas, cada um sabe aonde o calo vai apertar.
Quando eu descobri a minha gravidez meu pai teve uma conversa muito franca comigo, dizendo que me apoiaria em qualquer decisão que EU tomasse. Que queria MUITO que eu tivesse aquele filho, mas que como eu seria a maior “afetada” com essa mudança, só cabia a mim essa escolha. Pensei nisso, por 1 SEGUNDO e deu! Apesar de ainda não ter nenhuma noção do que seria um João na minha vida, escolhi seguir com ele dentro de mim, bem guardadinho. Quando tive a suspeita de aborto espontâneo, meu novo mundo desabou, como já contei aqui antes. Chorei copiosamente por horas a fio e fiquei de luto até descobrir que um coração pulsava sim dentro do meu ventre. Aí descobri mesmo que o queria pra mim.
Durante a gravidez, como uma pessoa melancólica e questionadora de tudo que sou, achei que talvez eu não quisesse mesmo ter um filho naquele momento e corri para conversar com a minha psicóloga. É muito difícil você se questionar sobre algo que não tem como não acontecer e sobre algo que deixa todos ao seu redor tão felizes. Mas eu sou assim, preciso de um pouco de drama na minha vida e comecei a pensar em como seria tudo se eu não tivesse engravidado. Beth, “a psicóloga”, que me conhece há anos, desfez a minha dúvida em poucos minutos e me mostrou o quanto eu tinha amadurecido com essa história toda. Pronto, João ia nascer cheio de certezas, como se tivesse sido planejado a vida toda.
Mas sobre o que eu falava mesmo? Ah, sobre olhar as mães com outros olhos. Não sei explicar bem o porquê de eu achar isso. Sei que quando eu vejo uma delas por aí sei que elas passaram por tantas coisas até estarem ali naquele momento. Só o fato de parir já é algo louvável, seja da forma que tenha sido, parto natural, parto normal, parto cesárea, parto humanizado, parto na água, parto emergência, etc. Mais o fato das noites mal dormidas, das dores no começo da amamentação, das dores do retorno do útero ao seu lugar, da mudança de lugar do seu ego...sim, ser mãe é maravilhoso mas acarreta várias privações e limitações, algumas temporárias, outras eternas. Escolhemos nunca mais dormir tranqüilas, escolhemos ser o porto seguro de alguém, o exemplo, o orgulho. Passamos a competir inconscientemente com as outras mães, carregamos a foto do filho na carteira, enumeramos suas qualidades, exibimos o seu belo sorriso. Parece feio isso que eu digo mas é a mais pura verdade. Achava engraçado quem carregava foto de filho na carteira, mas aonde eu vou mostro as fotos no celular do Marco. “Olha que fofo, bem loirinho, sorridente, é tão esperto, já observa tudo, já bate e palma e vira cambalhota!!”
Nós mamães somos aquelas que acordam mais cedo que todo mundo, deixam tudo pronto pra todos, aprontam o lanche, acordam os filhos, vestem os uniformes (que foram devidamente passados na noite anterior depois que todos já estava dormindo) mesmo a contra gosto dos mesmos, que levam os filhos na escola, que lindas e maravilhosas, maquiadas e em cima de um salto ainda arrasam no trabalho um dia inteiro, que buscam seus rebentos na escola e que ainda exercem mais outras milhares de funções até que o dia realmente termine. Ah, e ainda somos cobradas quanto a não ter celulite!!!!!!!!!!!!!!!
Entenderam o que eu quis dizer? Então você que ainda não teve filho, quando vir uma mulher grávida ou uma mulher com uma criança pequena, dê o seu lugar, ajude no que puder porque não é fácil e um dia você também vai precisar de uma mãozinha!!

Ah, ontem fui num show de tango e mesmo sentada na frente do palco, João dormiu a nooooite toda. Emendou até de madrugada!! Viva, porque eu estava sem o maridão né!!!

Daqui a pouco meus bisas que são de Caxias estão vindo aqui em casa junto com a minha mãe que vai dar banho no João!!

Maridão chega na madruga...deliça!!!!! Amanhã já veremos o jogo agarradinhossss!!!

Era isso...beijo beijo



João dormindo vendo TV.



Acorda se espreguiçando já.



Rindo pra mamãe.



Não é gostoso demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário