filmetub: novembro 2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Hoje !

Hoje dou início a este Blog "De Tudo um Pouco", não sei se configurei direito, mas com a graça de Deus vou me aperfeiçoando. 

Me chamo Sueli, sou filha, esposa, mãe e amo a Deus acima de todas as coisas, sem Ele nada sou, nada tenho e nada posso.

Sempre pesquiso de tudo um pouco na internet e algumas coisas acabo fazendo em casa, então, surgiu daí a vontade de compartilhar com você o que tenho feito e por onde tenho andado. 

Vamos comerçar pelo Natal, minha casa já está decorada para esta data, sempre invento algumas coisas, todo ano compro algo diferente, o que vai somando para o meu acervo natalino, rsrsr
Essa é a minha Árvore de Natal, já com alguns presentes em volta, todos ajudaram a montar, este ano ganhei  e comprei alguns adornos, eh! vamos colocando. Gosto do Natal colorido: verde, vermelho, prata e dourado. 


Aqui já fica uma dica para a decoração dos presentes, eles não precisam ser caros, mas uma boa embalagem já diz o carinho que você tem pela pessoa.


Comprei algumas sacolas de papel e fiz estrelas e árvores de papelão e colei papel laminado, colei no centro das sacolas e pronto, tenho uma sacola personalizada, uhuh, para embelezar mais, fiz um pacotão no presente com papel solofane vermelho e dei um laço, o que ficou para fora da sacola, chama bem a atenção, uma delícia.

Esta tarde, eu e minha filha fizemos Biscoitos Amanteigados, vou dar para os professores dela, passamos uma tarde agradabilíssima e agora ela esta decorando os mini cartões de Natal.


 A receita do Amanteigado: 


1 tablete de 200grs. de manteiga
3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de chá de açúcar peneirado
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó


Faça um creme da manteiga com o açúcar, batendo com a batedeira, acrescente a farinha aos poucos, junto com o sal e o fermento, aperte com os dedos até a massa ficar úmida e homogênea.

Cubra e deixe descansar por 1/2 hr na geladeira, depois vá pegando pequenos pedaços e abra com o rolo de macarrão em cima de uma peça lisa, deixe elas com mais ou menos 5 cm de altura e corte com o cortador que tiver, até com a boca de uma xícara dá certo.

Asse em forno baixo, até dourar em baixo, não precisa untar a forma.

Dicas:

Se quiser triture nozes ou amendoas e acrescente na massa, raspas de laranja e limão também ficam uma delícia.


Nessa massa usei essência de amêndoas.


E o vermelho que estão vendo é o seguinte:


Açucar de confeiteiro, 3/4 de xícara,  misturado com 4 colheres de leite, acrescentei corante alimentício vermelho e pronto.


Bom "Hoje" é isso!!















domingo, 28 de novembro de 2010

No title

Gente só vim deixar umas fotinhos do final de semana na praia....apesar de cansativo é sempre gostoso.

beijo beijo e boa semana pra todos!!!!


Adora o mar.


Minha mãe linda.


Sério.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coloque as crianças para contribuir com a organização

Aqui estão algumas ideias criativas e divertidas para motivar as crianças a limpar os seus quartos.

- Faça um "Mapa de Limpeza" (com desenhos, caminhos...) para o quarto de uma criança, mostrando onde tudo deve ser armazenado. Inclua itens como CDs, sapatos, livros, bichos de pelúcia e roupa suja. Não é somente divertido e educativo, mas a criança também não tem desculpa de não saber onde guardar as coisas.

- Outra forma de ajudar uma criança a manter a limpeza é organizar o quarto com estantes, prateleiras, pilhas de CD, caixas de plástico colorido e aparadores com um monte de gavetas, tudo isto numa altura que seja acessível à criança.

- Evite o uso de uma única caixa de brinquedos. Eles só pedem para ser esvaziados e tudo se espalha pelo chão, mesmo que seja a procura de um único brinquedo.

- Manter uma lista no quarto das crianças para que eles saibam o que é esperado deles em uma base diária ou semanal.

- Use a criatividade e recicle recipientes para armezenar brinquedos.

Crédito da imagem: HGTV
Até mais!


Rafaela Lima

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O show da minha vida.


Faz horas que estou devendo um texto decente com novidades decentes e com um assunto realmente interessante. Então nada mais justo do que eu escrever o que aconteceu comigo nas últimas 48 hs. Pra isso tive que sair de casa já que lá acabo sempre sendo interrompida por alguma coisa. E eu preciso também botar no papel todo o misto de emoções que tomaram conta de mim na noite de ontem.
Eu sou melancólica e quem me conhece sabe absurdamente disso. Durante toda a minha vida sempre preferi ficar em casa lendo, vendo TV e escutando música a sair para baladas. Claro que já saí muito mas esses programas nunca fizeram a minha cabeça. Gosto de música parada, calma, triste. Sempre lembro da frase da Cris Guerra : ”Tristeza é pra se fazer música” e são dessas que eu gosto. Desde muito tempo atrás sou fã da cantora Norah Jones. Não sei exatamente uma data mas acredito que seja desde a novela Mulheres Apaixonadas, 2003, que teve como tema uma música dela. Desde então compro todos os cd´s e dvd´s lançados, cd da banda de country que ela cantava antes, além de ter assistido o filme “Um beijo roubado” e comprado a sua trilha sonora. Não gosto muito de ir em shows grandes. Acho tudo muito trabalhoso, não sou muito fã de filas, multidões e espera. Mas existem alguns cantores que me fariam fazer loucuras para assisti-los e obviamente Norah é uma delas. Como mãe ando super sem tempo de acompanhar programações de shows, principalmente em outras cidades. Mas lendo o blog de uma escritora gaúcha que adoro muito, Martha Medeiros, (apesar de não ter gostado nada do último livro dela) descobri que Norah faria show em POA. Em alguns minutos busquei mais detalhes e alguns dias depois, quando começaram a vender os ingressos, fui lá e comprei dois. Na verdade me perdi na data da abertura da bilheteria e quase fiquei sem. Tive que comprar no mezanino, que ficava num terceiro andar do teatro. Mas tudo bem já que esse é um show muito mais para ser ouvido do que visto. Não é tipo um grande espetáculo como um show do Black Eyed Peas, é mais uma pessoa e alguns instrumentos. Enfim...primeiro comprei o ingresso e depois fui programar como eu iria chegar até esse momento. Tive um mês de intervalo para pensar e num primeiro momento tinha na cabeça que iria levar o João junto com a gente para o show. Cheguei a falar com a babá pra ver se ela poderia ir junto e tal. Mas não lembro quem me deu a dica de deixar o João aqui já que seria por pouco tempo. Na hora achei um absurdo já que ele praticamente só mama no peito mas com o tempo fui achando a idéia mais interessante já que também seria uma oportunidade de eu ficar um tempo sozinha com o Marco. Então resumindo a história. Deixei ele em casa com a babá, e a minha empregada (que são mãe e filha) e minha irmã e mãe foram lá para ajudar. Saímos 8 da manhã da quinta feira, passamos em Criciúma, depois fomos a POA, assistimos o show, dormimos num hotel e às sete da manhã de hoje, peguei um avião e 9 e pouco já estava em casa. No total deu um pouco mais de um dia, que foi totalmente maravilhoso.
Confesso que achei que fosse ser pior. Fiquei me trabalhando nos dias anteriores para conseguir desligar do João nesse um dia. Como muito gente me disse, morrer ele não vai. Se tiver fome vai comer e tomar mamadeira, se tiver sono, vai dormir. Claro que ele vai chorar mas ele vai estar na casa dele com pessoas que ele gosta. Na hora que eu saí de casa de manhã chorei um pouco mas foi só, depois não chorei mais nenhuma vez. Claro que eu pensava nele mas consegui desligar de uma forma surpreendente. Liguei muito pouco pra saber como ele estava e fiz tudo que tinha pra fazer bem feliz da vida. Almocei em Criciúma com a minha tia que eu amo muito e que lê sempre esse blog (aproveito pra te deixar um beijão tia Marília), enquanto o Marco tinha uma reunião e às 14h partimos pra POA. Descansar eu não descansei porque durante toda a viagem devo ter cochilado uns 10 min e à noite dormi só 4 horas mas tudo valeu a pena. Eu e Marco conversamos muuuuito na viagem, sobre besteiras, rimos, falamos sério, fizemos planos, falamos sobre o passado e sobre como somos felizes hoje. Foi bem bom. Meu pai tinha reservado um bom hotel onde até banho de hidromassagem tomei. Aí lá pelas 20h fomos pro shopping Bourbon Country, que tem um teatro dentro dele. Retiramos os ingressos na bilheteria e depois fomos jantar e dar uma volta. Lógico que eu me perdi na Livraria Cultura....meu Deus..amo amo amo!!!!!! Estávamos suuuuuuper cansados mas agüentamos firme. Jesse Harris abriria o show de Norah Jones. Como pude ver nos seus álbuns durante a viagem (fomos escutando todos na viagem) ele tocava guitarra em várias de suas músicas além de ter composto outras tantas como “Come away with me”. Eu estava tão tapada que ia assistir ela que nem pesquisei sobre ele. O cara mandou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem. Tinha uma voz muito parecida com John Mayer e tocada muuuuito guitarra. Era só ele e mais um no palco. Fora que ele arriscou em português um “eu sou gaúcho”.....hahahaha. Foi muito engraçado. Saindo daqui vou procurar um CD dele, o cara é muito bom. Bem o tipo de música que eu gosto. Aí teve o intervalo entre os shows e finalmente chegou o grande momento. Eu ainda não acreditava que estava sentada ali, parecia mentira. Durante tantos anos da minha vida eu entrava em lojas de CD só pra ver se encontrava qualquer coisa dela, durante tantos anos da minha vida a sua música trilhou a minha vida em inúmeros momentos. A última grande lembrança é a de embalar o João, com apenas dois meses de vida, ao som da primeira música do CD The Fall. Ele só parava de chorar quando botávamos esse CD bem alto na sala. Quantas madrugadas ficamos eu e o Marco quase surdos de tanto ouvir as mesmas músicas enquanto o João ficava bem quietinha. Chorei quando ela cantou essa música. Chorei também quando ela cantou “Rosie´s lullaby”. A letra teve tudo a ver com um período em que eu me sentia muito sozinha nesse mundo. QUANTAS MIL VEZES ouvi essa música e me imaginei Rosie. Meu Deus. Aquilo era irreal. Fora que Norah é uma fera!!!!!!! Tocou todos os instrumentos, inclusive um pianinho de criança. Eu e o Marco nos olhávamos e não acreditávamos que estávamos ali. Ele sempre ouviu mas nunca foi muito fá. Mas teve que confessar ali que ela manda muito bem. Além de ser super simpática. Fofa fofa fofa. Cantou músicas do seu último álbum e algumas mais antigas, além de umas desconhecidas. O auge foi quando ela chamou o Jesse Harris (que compôs essa música) e eles tocaram juntos “I don´t know why”. Perfeito perfeito perfeito. Eu não queria sair dali, não queria que tudo aquilo acabasse. Show pra guardar pra vida inteira. Filmei um pouco e ainda fiquei devendo de mandar as imagens por email para meu companheiro de poltrona, um garoto bem novinho. Ah, outro momento impagável. O teatro inteiro fazendo “uuuuuu” durante a música Sunrise. Lindo!!!!
Aplaudi muito pois imaginei que de algum jeito ela estaria me ouvindo também. Tantas vezes sua voz me acalmou, me deu forças, me deu colo e pela primeira vez de alguma forma eu poderia retribuir tudo isso aplaudindo, vibrando. Fiquei feliz de saber que aquele era o último show de uma longa turnê, segundo ela. Momento único mesmo. Valeu cada esforço, cada lágrima, cada centavo, cada minuto. Nem os meus peitos, que estavam explodindo de leite, puderam me desconcentrar. Aliás esse foi um capítulo a parte. Tive que parar nos banheiros na estrada pra tentar esvaziar. Fiz muito sujeira por aí, afinal cada jato vai pra um lado...hahahaha. Tomei uns 4 banhos em POA pra aliviar a dor. Chegando em casa mal falei com o João e já botei ele a mamar.....ufa. Tinha horas que eu mal podia mexer os braços de tanta dor.
E teve a parte irritante. Tinha uma guria atrás da gente que assim como eu, sabia todas as letras das músicas, mas diferente de mim, cantou o show inteiro. Eu não reclamei por um triz. A guria lá, estarrada na cadeira, cantando com uma voz super normal, estragando todo o show. Eu paguei 220,00 pra ouvir a Norah e não aquela cantora de chuveiro. Ui ui ui....gente sem noção e sem etiqueta.
Agora terminando rapidinho. João me viu e fez uma festa mas nada assim demais.....hahahahaha. Soube que chorou muito a noite mas que no resto se comportou.
Juro que volto a escrever mas agora preciso voltar pra casa. Mas valeu o texto não Depois ponho fotinhos também.
Ah, hoje João faz oito meses. Meu Deus, concordo com quem diz que passa rápido. Tem momentos, aqueles em que estamos na M e realmente achamos que a tortura dos primeiros meses não vai ter fim. Mas hoje vejo que tem. Tortura é só um nome pra caracterizar o cansaço e o desconhecido que permeiam a primeira etapa da vida de um bebê, quando ainda não nos acostumamos a dormir pouco e quando pouco conhecemos a facilidade com que devemos lidar com aquela situação. Por isso que dizem que com o segundo filho tudo fica mais fácil!!!! E que venha então o segundo. Brincadeirinha total!!!
Total!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijo beijo

Organize os brinquedos

 
Crédito da imagem: Oregon live

 Ficar organizado pode ser uma tarefa difícil quando falamos dos filhos. Os brinquedos, livros, bichos de pelúcia, bonecas e carrinhos podem desorganizar nossa vida. Abaixo estão algumas dicas sobre como organizar os brinquedos de seu filho.

Designar um espaço

Os brinquedos de seu filho não devem ser espalhados em todos os cômodos da casa, determine um espaço dentro da casa para todos os seus filhos. Se o espaço é uma sala de jogos, o porão ou mesmo um canto na sala, todos os brinquedos devem permanecer no espaço que você selecionar. Pense nos brinquedos do seu filho como mantimentos. Será que você vai manter os ovos no escritório da casa e as bananas no banheiro? Absolutamente não! Então por que você deve manter os jogos de tabuleiro em um quarto e bonecas em outro? Designar um espaço na casa para os brinquedos vai manter tudo centralizado e tornará a organizãção mais fácil.

Tudo tem lugar

Você selecionou um espaço para todos os brinquedos do seu filho. Agora, tudo deve ter o seu próprio lugar. Divida o espaço em zonas específicas. A ideia é ter uma zona separada para cada atividade diferente que ocorre no espaço. Nunca mais do que seis zonas dentro de um espaço.

Exemplos de zonas incluem: Artes e Ofícios, Jogos e Quebra-Cabeças, Livros, filmes e música, bonecos e figuras, etc. Dividindo um espaço em zonas separadas ajudará a manter a desordem no nível mínimo e ajudam a entender como o espaço está sendo utilizado.

Eliminação / Doação 

É fácil criar a desordem quando as crianças estão constantemente acumulando brinquedos. A cada seis meses reavalie os itens utilizados pela criança. Para cada brinquedo, se perguntar: "quando foi a última vez que meu filho brincava com isso?" Se você não consegue lembrar, coloque-o na caixa para doação. Uma dica muito importante é incluir os filhos nesta sepação dos brinquedos "inúteis" e explicar para eles a importância de fazermos doações para as crianças carentes. A chave para eliminar a desordem é apenas manter os brinquedos que seu filho adora, usa e valoriza.

Ordenar e separar

Seleção e separação dos brinquedos é uma das melhores coisas para se manter organizado. Os brinquedos devem ser previamente classificados por tipo, em seguida, separá-los em caixas ou cestas. Por exemplo, todos os carrinhos devem ser armazenados em uma caixa, enquanto todas as roupas de boneca são mantidas em outra. Tente usar caixas de plástico transparente para colocar os itens, isso permite que você veja o conteúdo sem abrir a caixa. Armazenar brinquedos semelhantes juntos em caixas separadas ensina as crianças sobre as categorias e itens similares.

Use etiquetas

Nomeie todas as caixas e recipientes com uma palavra que descreva o seu conteúdo, caso ele saiba ler. Se ainda não souber, nomeie através de figuras ou fotos. Você também pode atribuir uma cor diferente para cada criança. Use etiquetas coloridas diferentes para cada caixa, cesta, e recipiente. Se atribuiu a cor preta para o menino, ele poderá facilmente identificar quais brinquedos pertencem a ele pelo selo azul.

Crédito da imagem: blissfullydomestic

Para as pessoas que querem investir um pouco mais e organizarem uma briquedoteca para as crianças, podem visitar o site da brinqueduca.com.br. Lá você encontra vários modelos de armários para acondicionar os brinquedos da garotada.

 Crédito da imagem: Brinqueduca

Com estes armários pode-se maximizar o espaço de armazenamento para livros, brinquedos, materiais de artesanato, quebra-cabeças e jogos.

Até mais!

Rafaela Lima

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sempre na pressa.

Sim, estou sumidíssima!!!! E isso se deve a inúmeros motivos! Então vou escrever algumas coisinhas pra atualizar vocês e juro que ainda essa semana escrevo um super hiper mega post! Lá vai então povo...

- Estou escrevendo pouco porque quase não uso mais esse computador que vos escreve. Como disse esses tempos (não sei se aqui ou no FB) minha mãe me trouxe um Itouch dos EUA, então eu praticamento só entro na internet por ele. Mas não dá pra escrever muita coisa naquele troço porque eu toco nos botões errados e isso às vezes me deixa extremamente nervosa. Então pra não haver um arremesso de aparelhos eu prefiro não escrever muitas coisas por lá....

- Andei fazendo uma mini reforma aqui em casa, então aproveitei para dar uma arrumada nos armários e afins. Subi casacos de inverno, desci as roupas de verão, joguei algumas coisas no Homebox...Um dia coloco as fotos de como ficaram a sala e meu quarto. Eu merecia muito participar daqueles programas de decoração porque com algumas mudanças (como cor nas paredes e um belo jogo de cama, daqueles tipo de loja) dei outra cara pro apartamento.

- Faz mais de uma semana que João não mama de de manhã até a noite e pra isso eu sumia de casa a tarde. Ou ia no cinema, ou no mercado, shopping, feira, livraria....qualquer lugar em que o João não me visse e quisesse mamar ou eu não resistisse e desse peito.

- Hoje comecei a voltar a trabalhar. Eu já ia começar a trabalhar e como uma funcionária quebrou o braço adiantei esse retorno. Aindo to indo pouco tempo porque eu já tinha compromissos agendados pra essa semana. Mas acho que a partir da semana que vem vou todo dia a tarde. Foi bom, no trabalho quase nem lembrei do João e como ele já vinha ficando a tarde toda sozinho nem me preocupei muito.

- Essa semana vou ficar a primeira vez mais tempo longe do João. Não vou entrar muito no mérito da questão porque não quero ninguém me julgando. Comprei ingressos do show da minha vida, da cantora Norah Jones, em POA. Não quis nem saber o que ia acontecer ou como eu ia ir, só sei que vi que estava acabando e paguei 500 reais em dois ingressos. Odeio ir em shows mas eu sou apaixonada por ela e precisava ir mais que tudo nessa vida. Num primeiro momento cogitei de levar o João num bate volta mas depois comecei a ficar preocupada com isso. Então decidi deixar aqui em casa com a empregada e a babá, fora que minha mãe e irmã também vem aqui dar um help. Na verdade vão ser exatas 24hs fora de casa mas como isso abrange uma dormida, ainda estou meio assim. Vamos sair umas 9h pra passar em Criciúma onde o Marco tem uma reunião, depois vamos pra POA. Jantamos, assistimos o show e no outro dia 7 e pouco da manhã pego uma avião e volto já que o Marco precisa ficar trabalhando lá naquele dia. Pronto!!!!

Agora preciso ir que o dever me chama. Juro que de Criciúma escrevo bastante já que vou ficar lá de bobeira durante um tempo.

Ah, o João caiu pela primeira vez. Foi um susto mas só ficou um roxo mesmo na testa. Depois conto melhor.

beijo beijo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Matéria para a Revista "Casa & Decoração" - Novembro / 2010

É com muita alegria que venho compartilhar com vocês a minha participação numa matéria para a Revista "Casa e Decoração" de novembro.

Na matéria são apresentadas dicas para quem passa roupas em casa. Vejam só!!





Até mais!!

Rafaela Lima

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Organize sua geladeira

Agora que já aprendemos um pouco sobre o armazenamento e manipulação de alimentos estamos prontos para saber como organizá-los na geladeira. Mãos a obra!!

A geladeira é o local onde há mais perecíveis na cozinha. Os refrigeradores atuais oferecem grande espaço e vários compartimentos, mas se forem totalmente abastecidos podem tornar-se incontroláveis e ineficientes. Limpeza e organização vai ajudar você a tirar o máximo proveito deste utensílio tão valioso da cozinha.

Passo 1: Limpeza

- Remova todos os itens refrigerados e coloque numa mesa ou balcão.

- Agrupe os itens em categorias: condimentos, produtos lácteos, carne, frutas e legumes.

- Desligue a geladeira e limpe todos os espaços internos do frigorífico, para isso, remova prateleiras e gavetas para facilitar o acesso. 

- Lave as prateleiras e gavetas e deixe-as secando enquanto faz a limpeza da geladeira. Aproveite para descongelar o freezer, lembrando que durante este processo a porta deve ficar semi-aberta. A limpeza pode ser feita com um pano úmido com um pouco de sabão neutro. Não se esqueça de limpar a borracha e verificar se precisa ser trocada.

Passo 2 - Organização

Coloque os itens nos compartimentos apropriados do refrigerador. A maioria deles têm compartimentos para ovos, manteiga, latas e gavetas especiais para acondicionar carne, frutas e verduras. Estes são criados para manter certos tipos de alimentos a temperaturas ideais.



A - Gavetas: Acondicione legumes e verduras em embalagens plástica, retirando completamente o ar das embalagens antes de fechar. Uma dica útil para conservar por mais tempo as frutas e legumes é acondicioná-los em sacos de algodão ou TNT. Porém é necessário lavar regularmente os sacos e quando não estiverem sendo usados, coloca-los no congelador para evitar a proliferação de bactérias.

B - Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos ou de algodão. Outra dica é envolver as frutas com papel filme para prolongar seu tempo de durabilidade. Refrigerantes, latas e objetos pesados também podem ser colocados nesta prateleira se houver espaço.

C - Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar. Lembre-se que os alimentos devem ser refrigerados por duas horas antes de serem tampdos. Alimentos crus (já picados) que ainda serão cozidos também são colocados nesta prateleira.

D - Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos prontos para comer (restos de alimentos ou que não precisam de cozimento) em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.

E - Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira ficam os alimentos de consumo rápido. Guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.

OBS.: Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsichas.

F- Porta de geladeira: A porta acomoda o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, condimentos, caldas, molhos de saladas, refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

Dicas Extras

- Use os compartimentos da porta para bebidas e condimentos, colocando potes e frascos menores à frente. Agrupe condimentos de acordo com o uso, pequenas cestas podem ser úteis neste agrupamento (ketchup e mostarda , molhos para salada, caldas de sorvete).

Crédito da imagem: Easy home Organizing

 - Uma vez por semana, limpe todos os itens da sua geladeira retire tudo que está velho ou não será utilizado.

- Adicione uma caixa aberta de bicarbonato de sódio para livrar o seu frigorífico de odores desagradáveis.

- Quando limpar a geladeira, tenha muito cuidado com os produtos de limpeza. O material plástico do interior poderá absorver o odor e fará com que o alimento tenha gosto de um produto de limpeza.

- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.

- Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.

- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.

- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.

- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.

- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às GARRAFAS DE VIDRO.

Até mais!

Rafaela Lima

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Contaminção cruzada em alimentos: Parte 2

Crédito da imagem: gmtv


Ao fazer compras:

- Separe a carne crua, aves e frutos do mar de outros alimentos em seu carrinho de compras.

- Coloque esses alimentos em sacos plásticos para evitar que seus sucos pingando sobre outros alimentos.

- Também é melhor para separar esses alimentos de outros alimentos na saída e em seus sacos de supermercado.


- Nunca lave carnes, exceto peixes que podem ser lavados para retirar as escamas e vísceras.
Quanto a refrigeração dos alimentos:


Bactéria Salmonella
-  Ao armazenar carnes cruas, frutos do mar e aves em sua geladeira, o sangue ou "sucos" podem escorrer para frutas, legumes, prateleiras e outros alimentos que você pode não lembrar de limpar novamente.
- Frutas e legumes devem realmente ser mantidos nas gavetas da parte de baixo da sua geladeira e ainda protegê-los ao armazená-los em saquinhos.
- Se você decidir marinar carnes cruas, certifique-se de fazê-lo na geladeira e não no balcão da cozinha. Marinar a carne crua em um recipiente plástico ou panela com uma tampa apropriada bem fechada ou em um saquinho plástico colocado em uma panela funda para evitar que haja vazamento nas prateleiras ou em outros alimentos.
- O caldo da marinada que é usado para temperar carnes cruas, aves ou frutos do mar deve ser descartado ou fervido por 5 minutos antes de ser usado em grelhados, alimentos assado ou frito, pois a marinada contém cargas de bactérias potencialmente prejudiciais.

- Coloque a carne crua, aves e frutos do mar, em recipientes ou sacos plásticos para evitar que seus sucos pingue sobre outros alimentos. Os sucos crus contêm muitas vezes bactérias nocivas.

- Armazene os ovos em sua embalagem original e leve à geladeira o mais rapidamente possível.


- Ovos não podem ser lavados antes da refrigeração.

Ao preparar os alimentos:

Lave bem as mãos!
- O primeiro passo para evitar a contaminação cruzada dos alimentos é lavar as mãos com frequência. Não apenas quando você começa preparar os legumes para a salada, mas no meio do corte dos tomates e das cebolas... Novamente, depois que você atender o telefone... e novamente depois de percorrer o seu livro de receitas... e desafiadoramente depois de cortar a gordura do bife. Suas mãos são um instrumento valioso para uso em sua cozinha, mas as unhas, dedos e pele pode transferir bactérias perigosas que você não pode ver sem um microscópio. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e seque com uma toalha de papel limpa e descartável, panos de pratos de tecido utilizados por vários dias consecutivos podem ser uma fonte de bactérias, fungos e vírus.
Existe uma maneira CERTA para lavar as mãos?
- Uma lavagem correta das mãos não significa que você pode enfiar as mãos em água fria por 2 segundos e sacudir a água fora e seca-las sobre a perna da calça. Para lavar as mãos corretamente, molhe suas mãos com água passe uma quantidade generosa de sabão em seguida. Vigorosamente esfregue as mãos (as costas, bem como as palmas das mãos), pulsos, braços até os cotovelos, juntas, as áreas de unha, e entre os dedos por 10-15 segundos cada. Em seguida, enxágüe bem e seque com uma toalha de papel frescas ou pano de prato limpo.

Lave as mãos frequentemente e as superfícies. As bactérias prejudiciais podem se espalhar em toda a cozinha e em tábuas de corte, utensílios e bancadas. Para evitar isso:

- Lave as mãos com sabão e água quente antes e depois de manusear alimentos e após usar o banheiro, trocar fraldas, ou animais de estimação manuseio.

- Use água quente e sabão e toalhas de papel ou pano limpo para limpar as superfícies da cozinha ou derrames. Lavar os panos com freqüência com água quente.

- Lavar placas de corte, pratos e bancadas com água quente e sabão depois de preparar cada alimento e antes de ir para o próximo item.

Tábuas de corte:

Faça um código de cores para suas placas do corte e evite a contaminação cruzada.
- Sua cozinha deve ter pelo menos duas placas de corte, uma para alimentos prontos para consumo (mais frutas, legumes, pães e produtos lácteos como o queijo) e um separado para ser utilizado para carne crua, carne de porco, frutos do mar e aves . Tábuas de plástico rígido são perfeitos, porque você pode designar uma cor específica para cada tipo de alimento.


Exemplo: Frutas e vegetais podem ser verdes, carnes pode ser rosa ou vermelha, laticínios poderia ser azul.


- Tábuas de plástico, vidro, metal são as mais seguras, pois as de madeira podem interceptar ou "absorver" o sangue ou fluidos corporais e as bactérias se multiplicam tornando-se realmente prejudiciais, além disso podem ser transferir para outros alimentos.
- Certifique-se de lavar e higienizar corretamente suas placas do corte após cada utilização. Se você não tiver uma máquina de lavar, use água quente e sabão.
- Limpe a pia com detergente, solução de alvejante (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária), ou solução de vingre para uma alternativa mais natural. Germes prosperam no ambiente úmido da sua pia e isto poderia realmente voltar a contaminar os alimentos limpos, se você colocá-lo na pia para "escorrer".
- Descarte tábuas de corte rachados, lascados ou descamados e substitu-a por um novo o mais rápido possível para evitar a contaminação cruzada.

Frutas e legumes:

- Todas as frutas e legumes devem ser guardadas na geladeira (exceto a banana) e não podem ser lavadas antes de refrigerá-las.


- A base contaminação cruzada dos alimentos na cozinha pode ser resultado do corte ao abrir um melão, uma maçã ou um tomate! O resíduo de fertilizantes, (que poderia ser estrume de vaca), pesticidas, ou bactérias na superfície de frutas e vegetais pode encontrar seu caminho para o interior dos alimentos enquanto estiver preparando-o! Para evitar a contaminação cruzada dos seus frutos e legumes, lave-os (pouco antes do consumo) em água corrente para remover qualquer vestígio de produtos químicos, fertilizantes ou sujeira visível. Ao preparar itens folhosos, como alface, espinafre ou repolho, descarte cascas e folhas ultraperiféricas. Depois deixe-os de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e deixe nesta solução por 5 minutos.

- Como a bactéria pode crescer bem na superfície de corte de frutas ou vegetais, tome cuidado para não contaminar os alimentos, ao deixá-los cortados em temperatura ambiente por muitas horas.

Ao servir de alimento:
Limpe todos os equipamentos de cozinha!
- Use utensílios separados para mexer molhos, cozinhar legumes, carnes, e sopas. Ao utilizar a espátula que você virou as hambúrgueres crus para mexer o molho não é uma boa idéia, pois você pode facilmente transferir bactérias e germes dessa maneira.
- Se você tem poucos utensílios, lave-os em água e sabão a cada vez que haja transferência entre os itens. A vasilha que você utilizou para fazer o bolo de carne, precisa ser muito bem lavados e desinfectados antes de usá-lo para misturar a massa de bolo. Sempre use uma esponja limpa.

- Nunca coloque alimentos cozidos de volta no mesmo prato ou tábua de corte, que anteriormente colocou alimentos crus.

Locais normalmente esquecidos...

- Torneiras,  descansa colher, tampas de panelas, e maçanetas de armários devem estar limpos e desinfectados a cada vez que cozinhar ou preparar itens separados. Lembrou-se de limpar a maçaneta do armário depois que você pegou o sal? (Lembre-se que apenas misturou o bolo de carne e que se esqueceu de acrescentar sal? Então abriu o armário, pegou o saleiro e jogou uma pitada ou duas...) Os germes e bactérias podem prosperar e crescer em todos esses lugares a não ser que sejam limpas regularmente com uma solução de água morna e sabão, água sanitária e água ou vinagre e água.
 E suas esponjas, sabe o que fazer?
- Agora, olhe para a esponja de lavar louças? Sempre imagine o que poderia estar crescendo lá sob um microscópio! Sua esponja de prato precisa ser embebido diariamente numa solução de água sanitária e água ou fervida por 5 minutos para matar as bactérias remanescentes, fungos e germes.
- Não limpe pratos, balcões, mesas ou fogão com uma esponja  de prato "usada", esperando que ela não contamine as superfícies com substâncias potencialmente tóxicas.
Até mais!
Rafaela Lima