sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Álcool: consumo e riscos
Nos últimos anos o consumo de álcool vem aumentando em todo o mundo, sendo que pesquisas têm indicado que a maior parte desse aumento está ocorrendo em países em desenvolvimento. O consumo de álcool quando excessivo pode provocar diversas disfunções, causar dependência química, entre outras graves como cirrose, hipertensão, câncer, entre outras.
Alguns estudos indicam que o consumo moderado de álcool pode diminuir o risco de morte por doenças coronarianas, assim como pesquisa recente que avaliou o risco de infarto do miocárdio entre pessoas que consomem álcool de forma leve á moderada, em comparação com pessoas que não consomem nenhum tipo de bebida alcoólica. De acordo com os resultados, essa relação, não houve dados suficientes para estabelecer a relação do consumo de álcool e a proteção de doença coronariana, incluindo ainda que se houver relação, essa é muito limitada.
Outro estudo investigou as relações entre consumo de álcool e múltiplos fatores de risco para aterosclerose em fumantes e não fumantes. De acordo com os resultados o hábito tabagista associado com o consumo de álcool possui relação para o risco de desenvolvimento de aterosclerose.
Sendo assim, além de ser um produto que não fornece nutrientes importantes de forma geral, o consumo de álcool está relacionado ao risco de desenvolver doenças graves, devendo ter seu consumo controlado e dependendo do caso, evitado.
Fonte: Nutrição em Pauta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário