Na manhã desta quinta feira (15), o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, acompanhou a visita do Juiz da 1ª vara da Infância e Juventude de Natal, Dr. José Dantas de Paiva e da promotora de Justiça em Defesa da Saúde, Kalina Filgueira, no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.
A visita foi para verificar in loco o atendimento daquela unidade hospitalar e a infra-estrutura oferecida aos pacientes. Para o magistrado, o hospital está alinhado conforme solicitação do Ministério Público. "Estamos satisfeitos com o que vimos aqui no hospital, de fato, as informações prestadas pelo Estado sobre o Maria Alice, comprovam a melhora no atendimento", falou o juiz.
Para o Diretor da Unidade, Wilson Cleto Filho, a decisão pela mudança de perfil daquela unidade para urgência referenciada organizou os serviços. "Hoje realizamos os procedimentos de alto risco e os pacientes só esperam quinze minutos para serem atendidos", anteriormente passava de duas horas", disse o diretor.
Atualmente, o Hospital Pediátrico oferece aos usuários a classificação de risco, uma triagem que é feita na entrada da unidade. Os leitos de UTI passaram de 5 para 10. A escala de Pediatras possui diariamente três profissionais de plantão. É realizado o ambulatório especializado em cirurgias e cardiologia. E em breve, haverá o atendimento da neurocirurgia.
Para a promotora Kalina Filgueira, é visível a reestruturação do Hospital. "Percebemos um atendimento de qualidade,o Estado está cumprindo seu papel e fazendo com que os municípios também assumam suas responsabilidades na atenção básica", afirmou a promotora.
Para o Secretário da Saúde, Domício Arruda,a tendência é que os Hospitais Regionais sejam reestruturados, de acordo com o perfil hospitalar. "A população sabe que pode contar com os serviços de alta complexidade do Maria Alice, que são de referência para todo o Rio Grande do Norte", disse Domício Arruda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário