filmetub: setembro 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ARTIGO - Wilson Filho

“COMPROMETIDO E MOTIVADO”

                                                                              “- O que quer dizer cativar?
                                                                               - É uma coisa muito esquecida, disse a
                                                                               raposa. Significa criar laços...”
                                                                                   (Saint Exupéry – O Pequeno Príncipe)

          Tenho, desde o ano passado, atuado como diretor médico de um certo hospital pediátrico do nosso estado e nesta função, obrigo-me por vezes, a entrar em certas discussões seja com colegas médicos, seja com pessoas da própria Secretaria de Saúde (SESAP) e é interessante perceber como, pouco tempo depois de assumirmos um emprego como funcionários públicos, já utilizamos o mesmo palavreado das repartições, o “burocratês”.
          São termos e expressões como: “o Secretário está sinalizando...”, “Vivemos um momento...”, “Precisamos elencar os atores...”, “Celeridade” (este é ótimo, porque nunca tem o significado real do verbete). E duas destas palavras aparecem em qualquer embate quando se trata de recursos humanos: comprometido e motivado. “É assim que queremos nossos funcionários”, falam os gestores de qualquer nível do serviço público. Acontece que nos editais dos concursos públicos, não está expressa esta exigência, de forma que os aprovados têm todo o direito de não o serem!
          Partindo deste ponto, percebi que compete a nós, gestores, tornar nossos comandados comprometidos com o setor saúde e motivados a trabalhar e lutar pela valorização da classe, pela reorganização dos hospitais e dos demais serviços de atenção. Marcamos a primeira reunião com a equipe médica do PS e... Cinco pessoas, incluindo este que escreve e o coordenador do pronto-socorro. Bom, transformamos então a reunião em uma sala de conversas sobre o hospital e passou-se a elencar (olha o burocratês ai) os principais obstáculos percebidos pela equipe como causa de tamanha falta de comprometimento. De fato, torna-se muito difícil exigir do funcionário que se trabalhe em um modelo de serviço público que permite escalas incompletas, falta de material e de medicamentos básicos, e ausência total de programas de capacitação do servidor.
          Mais. Ao se retirar os médicos dos postos de saúde para formar as equipes de Estratégia de Saúde da Família, nossa política pública fechou as “portas de entrada” do SUS deixando apenas uma aberta, os serviços de urgência e emergência. Estes chamados pronto-socorros que funcionam 24h por dia, equipados ou não, são muitas vezes a única certeza de “consolo médico” para o usuário e passaram a atender, além das urgências propriamente ditas, casos sociais e pacientes que se desgarraram da atenção primária e especializada, resultando em superlotação. Agora, some-se a todos os obstáculos já apresentados, o nível de estresse ao qual nossos médicos estão expostos nos hospitais ditos de urgência e emergência.
          Como seres humanos, providos de grande inteligência e com uma capacidade de adaptação absurda, conseguimos produzir em qualquer situação que nos forneça mínimas condições de trabalho. Conseguimos ainda, inovar, se nos for dado o mínimo acima das condições mínimas, porém o que nos tem sido ofertado em termos de saúde pública está abaixo das piores expectativas, do mais desmotivado entre os desmotivados, do menos comprometido entre os não-comprometidos.
Wilson Cleto de Medeiros Filho
(Medico, Pediatra – comprometido, sempre; motivado, ainda)

Xõ zica!!

Entonces...hoje fomos na benzedeira. Não vou contar exatamente (isso é o que eu sempre digo no começo dos posts) como foi porque isso acho que devo guardar pra mim mas....

Como eu disse já aqui, a benzedeira/mãe de santo, que encarna o espírito do Pai Malaquias (não faço a mínima o que isso significa), é avó da irmã da Monique (babá do João), sendo que a avó da Monique ajuda ela nos dias (terças e sextas) em que ela benze as pessoas. Então ontem ligamos e a avó da Monique disse que ela começava a benzer às 16h mas que era bom irmos o quanto antes para pegarmos uma senha. Chegamos lá às 14h e a senha já estava no número 10. O dia estava feio mas aproveitei para adiantar umas coisas como tirar uma foto 5X7 para o passaporte do João. Como eu não conheço nada no Santinho fui perguntando pela rua e depois de rodar um tempão de carro e esbarrar em 3 estúdios fotográficos fechados (só podia ser dia de reunião do sindicato dos mesmos) finalmente achamos um porãozinho onde se batia foto. O cara que era um querido, mal sabia mexer na máquina e tinha um sotaque muito do interioR! Mas enfim, sentamos o João no banquinho e fizemos algumas tentativas. Algumas ficaram boas mas em todas ele saiu de boca aberta, curioso que é. Escolhi uma e imprimi...depois se der eu ponho a foto aqui.

Masss voltando ao que interessa de verdade. Depois da foto 5X7 fomos comer uma coisinha, olhar umas lojinhas pro tempo passar mais rápido. Era 15:30 quando voltamos para a casa da benzedeira. Já tinham algumas pessoas esperando lá fora, sentadas em bancos de madeira mas como eu estava com a Monique esperamos dentro da casa da mulher. Ficamos ali distraindo o João, troquei a fralda dele, dei um mamázinho e talz. Um pouquinho antes das quatro a Lurdinha veio dizer que estava indo se concentrar e que iria atender a gente antes de todo mundo por conta do João e do dia chuvoso. Entraram no centro (lugar) a benzedeira e a avó da Nique. Como nós estávamos dentro da casa, entraríamos por ali mesmo, sem que as outras pessoas vissem que estávamos entrando antes. Depois de alguns minutos a avó da Nique falou pra gente entrar. Não vou conseguir lembrar exatamente como era o lugar porque tinha muita fumaça no lugar e não tinha nenhuma janela aberta. Mas o centro era bem grande, achei que ia ser uma sala assim. Lembro que no meio tinha uma espécia de estrela desenhado no chão e nas paredes tinham várias imagens de santos. Lurdinha estava sentado num canto, num banquinho de madeira. Eu, Nique e João no colo dela, sentamos num banquinho também na frente dela. Ela já não tinha a mesma feição que eu vi a alguns minutos atrás. Estava com uma camiseta branca, descalça e com uma vela acesa entre os dedos do pé. Confesso que às vezes era difícil de entender o que ela dizia, porque falava pra dentro e baixo, fora que eu não conseguia tirar os olhos do olho dela. Lembro que perguntou algumas informações do João, minhas e do Marco. Em resumo disse que existia muita inveja em cima da gente e que tudo de ruim que uma certa pessoa desejou pra mim, encaminhou-se pro João. E que o negócio tava feio. Olha gente, fiquei meio chocada com o tanto de vezes que ela repetiu que o negócio tava feio. Eu achei que tivesse ido ali só pra que ela benzesse o João. Não achei que existisse algo de tão ruim pairando sobre a nossa família. Eu não sei até aonde vocês acreditam nisso e nem eu também mas acredito muito em pessoas que emanam energias negativas através de pensamentos invejosos. Mas já falo sobre isso. Daí ela disse quem tinha mandando essas "atrapalhações" e deu os ingredientes com os quais eu tinha que banhar o João. E também pediu pra eu levar ele ali mais vezes. Não me foi cobrado nada mas minha mãe disse que se eu tiver que tirar esse trabalho de cima da gente talvez eu tenha que pagar. Ainda não sei o que vou fazer. Ontem mesmo comprei tudo e banhei o João. Rezei muito pra Deus e pedi proteção pra minha família. João acordou igual a noite toda mas foi evidente que era por causa da cólica já que ele soltava uns gases e logo em seguida parava.

Entonces...eu sou muito ligada a espiritualidade e acredito em qualquer coisa que vá fazer o bem pra mim e pros meus entes queridos. Imagino mesmo que tenha muita inveja destinada a mim e a minha família. As pessoas raramente ficam verdadeiramente felizes com a felicidade dos outros e assim sempre pensam negativo, mandando esse tipo de energia. Somos uma família muito abençoada e eu agradeço TODOS OS DIAS por isso. Tenho pais MARAVILHOSOS e isso é evidente pra todos ao meu redor, tenho uma irmã com quem me dou MUITO BEM, o Marco é um companheiro perfeito, eu tenho quem me ajude a cuidar do meu filho, eu não preciso voltar a trabalhar, eu tenho uma condição financeira razoavelmente boa, fora que tenho um filho maravilhoso e mais do que saudável. Isso por si só já causa inveja nas pessoas. Não que eu ache que tenho uma vida perfeita ou que todos me desejam o mal mas acredito que isso acontece muitas vezes sem querer. Vocês entendem o que eu estou dizendo? As pessoas ao invés de ficarem felizes por tudo isso acabam invejando e sem querer emanam energia ruins. Não acredito que a pessoa que a Lurdinha disse que mandou essas "atrapalhações" que pegaram no João, realmente tenha feito isso de propósito mas acredito muito que os pensamentos que ela teve podem ter gerado isso. Rezo sempre e a partir de ontem passei a pedir proteção a Deus. Quem sabe porque eu andei meio pra baixo, cansada, tenha facilitado a prosperação desses ares ruins mas agora me policiei e estou espantando qualquer energia ruim de dentro de mim e de dentro da minha casa.

Agora preciso fazer umas coisas mas logo volto pra continuar esse papo. Escrevam o que vocês pensam sobre isso tudo. Só não me joguem pedras!!!!

beijo beijo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vergonha.

Ta, nunca achei que fosse tão difícil dar bala pra uma criança.

Hoje é dia de São Cosme e Damião como eu disse no post anterior. Como o João anda chatinho por causa da alergia a lactose e como a Bia disse que ao dar as balas pras crianças eu podia pedir saúde pra ele, resolvi tentar. Mas não pensava que ia morrer de vergonha ao fazer isso. Depois do almoço arrecadei umas balas que encontrei aqui em casa e botei tudo num saquinho mas ficava pensando em como eu ia abordar uma criança estranha e convencê-la de que eu era do bem e talz. Deixei o João com a babá e fui dar umas voltas. Na primeira parada, que era num laboratório pra deixar o cocô do João, não encontrei nenhuma. Na ida a videolocadora e no café ao lado em que fui tomar um suco, também NADA! Na frente da casa onde faço drenagem linfática idem!!! Voltando pra casa até vi umas crianças mas fiquei morrendo de vergonha de parar e lhes oferecer os doces (porque pra me livrar de uns bombons que faziam aniversário na bomboniere incluí uns chocolates às balas). Mas não perdi as esperanças porque eu precisava pedir saúde pro meu filho. Entrando no prédio achei que fosse ver várias crianças já que tem um colégio aqui perto....mas NADINHA delas aparecerem. Estacionei o carro e vim a pé até na frente do prédio, esperei esperei, atravessei a rua e do outro lado vim um menino bem distraído vindo na direção do meu prédio. Correndo atravessei a rua denovo (se alguém estivesse observando a cena não ia entender nada), quase fui atropelada por um caminhão (mas o que importava era pedir saúde...blá blá blá) e fiquei esperando o menino passar por mim. Na hora fiquei morrendo de vergonha e não sabia como eu ia chegar nele oferecendo as balas. Numa sociedade em que tudo é perigoso, em que aceitar bala de estranhos é inadmissível e tal, criei coragem e parei o menino. Perguntei se ele gostava de balas e ele sem parar de andar e morrendo de medo de mim, disse um sim bem baixinho. Estiquei o saco de balas e ele se afastou. OH SHIT! Daí expliquei que hoje era dia de São Cosme e Damião e que eu precisava dar aquelas balas...daí acho eu que ele soltou um "ah é mesmo, tinha esquecido" e pegou o saquinho. AAAEEEEEEE....PONTO PRA MIM!!! Eu não sei quem tava mais sem graça, ele ou eu. Nem olhei se tinha alguém observando a situação e entrei no prédio bem sem jeito. Dei um sorriso amarelo pro porteiro, que deve ter me achado uma louca e corri pro elevador. Cheguei em casa rindo e contei pra Nique o que aconteceu. Daí então me dei conta que esqueci de pedir saúde pro João enquanto eu estava dando os doces. OH SHIT NUMBER TWO!!! Mas São Cosme e Damião que me perdoem....o que vale é a intenção, não?

Será que o menino vai comer as balas ou será que ele jogou na primeira lixeira que encontrou???

beijo beijo.

Dia de São Cosme e Damião.

Antes que o dia acabe vim aqui dizer que segundo a Bia (a mulher que trabalha aqui em casa) hoje é dia de São Cosme e Damião, portanto, temos que distribuir balas às crianças na rua e pedir saúde pra nossa família, no caso das mamães blogueiras, principalmente aos nossos pimpolhos.

Continuo lendo o livro da Denise Fraga....dou risadas com ela...muito prazerosa a leitura!!!!

Era isso por enquanto, vou tomar banho. Ui que raiva do vizinho que vive na reforma....argh! Acabou de acordar o João com uma furadeira ensurdecedora!!!!

beijo beijo

domingo, 26 de setembro de 2010

Boa semana povo!

Meu final de semana foi bem bom apesar do tempo HORROROSO AQUI EM FLORIPA!

Algumas dicas:

- assisti os filmes "Corações em conflito" e "Lembranças"...adorei os dois, principalmente o primeiro.

- to lendo (devorando) o livro "Travessuras de mãe" da Denise Fraga....muito bom pras mamães!!!

Era isso...essa semana eu volto com novidades.

beijo beijo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um caso de sucesso... Graças às dicas do nosso blog

Esta semana, recebi um recado muito bacana de um dos seguidores do blog. Vejam só o depoimento:

"Estou lhe enviando algumas fotos do meu guarda roupas organizado.

Segui as dicas do blog Organizar para viver melhor  e consegui dar um fim na bagunça.

Não tirei fotos da forma como estava antes, pois dava vergonha. Mas agora estou satisfeito com o resultado.

Lembrando que iniciei o processo de organização no interior do carro, em seguida tive coragem de encarar o guarda roupas e já estou utilizando as dicas no meu local de trabalho. (Uilder - Esmeraldas / MG)"

E para matar a curiosidade de todos, seguem as fotos que ele me enviou.


Parabéns ao Uilder pela persistência e dedicação! Espero que nossas dicas continuem ajudando você e tantos outros a por fim na bagunça física e mental provocadas pela desorganização.

Até mais!

Rafela Lima

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entonces.

O negócio é o segÜinte...

Fomos na gastro e antes de qualquer atitude temos que repetir os exames de fezes que detectaram a alergia nele. Um desses exames é o de sangue oculto nas fazer, que exige que o bebê fique durante 3 dias sem usar qualquer tipo de pomada e sem ingerir qualquer outro alimento que não seja o leite materno. Assim, a partir de amanhã só amamentarei e não usarei a pomada pra segunda feira ou assim que ele fizer cocô nós possamos fazer o exame. Cocozinhos coletados, iniciaremos a tentiva de fazê-lo se acostumar com o leite em pó hidrolizado. A primeira lata iremos comprar e as seguintes iremos pedir na prefeitura. Junto com o leite começaremos as papinhas salgadas na hora do almoço. Durante os primeiros quinze dias João só vai almoçar e somente os grupos de verduras amassadinhas. Começando com 3 colheres de chá no máximo até chegarmos a 5 colheres de sopa. Após esses 15 dias vamos cozinhar as verdurinhas (nada verde escuro por enquanto porque isso pode causar cólicas e essas João já tem de monte) junto com as carnes, mas essas só serão dadas uma semana depois que ele se acostumar com o gosto de carne. Entenderam? E ah, depois de 15 dias almoçando, João vai começar a jantar. Ufa! Fiz até um calendário pra não me perder. Aí depois de todo esse processo ele começa com arroz, macarrãozinho, carne moída. Tudo na mais perfeita sequência pra não comprometer as fases que o bebê precisa passar na introdução das comidinhas.

No resto, João continua dormindo e acordando a cada uma ou meia hora. Às vezes eu surto mas vou tentando levar essa condição. A médica acha que ele acorda porque está condicionado a dormir só comigo. Então logo irei passar uns tempos na minha mãe pra ela me ajudar a descondicioná-lo. Mas isso é papo mais pra frente.

Terça feira vou levar o João na avó da irmã da babá dele, que benze as crianças para que elas fiquem mais calminhas...hahahaha. Acreditem vocês ou não eu vou levá-lo porque mal não vai fazer. E eu acredito nessas coisas. Depois conto como foi.

João está cada vez mais lindo e perfeito!!! Hoje, que é o dia em que não tenho empregada, arrumei a casa toda, tomei banho (com cabelos lavados e tudo), fiz jantar, essas coisas de casa, sozinha com ele!!! E deu tudo certo. Só tenho que ficar ligada que ele se vira o tempo todo sozinho de bruço e vira e mexe se joga. Agora ele só fica num edredon no João pra evitar problemas e mesmo assim vira e mexe levo um susto.

Aí vai uma fotinho...



Logo volto com novidades.

beijo beijo

ARTIGO - Wilson Filho

LUCAS DO QUÊ???
          Lucas do Rio Verde, pequena cidade situada no Médio-Norte do estado do Mato Grosso, distante 350 quilômetros da capital. Quente pra danado! Longe pra danado! População em 2009: 33.556 habitantes.
          Temos um colega lá, Bina-Haã-Med (nome “quase” fictício). Anestesiologista, salário razoável; encontrava-se empregado em São Paulo e foi aventurar-se no interior do Mato Grosso. Por quê? Bina não é fazendeiro, morou a vida toda em Natal, não tem família a quem visita frequentemente no interior, de forma que não tem, para nós potiguares, o perfil pessoal do médico que esperava-se migrar para a chamada “medicina de interior de estado”.
          O fato, caro leitor, é que nem todas as cidades do interior são iguais. Aliás, os municípios e os estados são diferentes; principalmente quando o referencial é o Rio Grande do Norte ou algum outro estado do Nordeste do Brasil. Curioso? Basta visitar o site do município em http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/ e comparar com os de alguns do Rio Grande do Norte como Caicó (http://www.prefeituradecaico.com.br/) ou Currais Novos (http://www.curraisnovos.rn.gov.br). As nossas informações são apenas político-geográficas, além de promover a imagem da gestão atual em fotos e eventos, sem qualquer serviço para o cidadão comum; enquanto o primeiro apresenta vários serviços on-line, como alvará digital, certidão negativa, carnê de IPTU. Ainda, se persistirmos pesquisando nossas páginas na rede mundial, encontraremos uma semelhança absurda, pois quase todos os sites estão em um mesmo formato, como se fora um destes Blogs gratuitos. É difícil exercer a medicina em locais onde se contrata estudantes ao invés de médicos, onde a maternidade municipal funciona para qualquer coisa que não seja parto, onde os salários são pagos na própria casa do Sr Prefeito, em mãos, em cash.
          Trata-se do “saber administrar” (ou querê-lo). Trata-se ainda, de uma questão histórico-cultural, das políticas de assentamento/colonização e extrativismo as quais cada região deste imenso pais foi submetida. Certa feita, discuti com um grande amigo que afirmava que o nosso estado teria tido o mesmo avanço que os estados do Sul e Sudeste, caso recebesse as mesmas entradas financeiras que São Paulo, por exemplo. Talvez! Talvez estivéssemos melhores do que estamos hoje, mas avançar como o Sudeste??? Infelizmente o conceito de progresso por aqui é diferente.
          O sucesso de nosso colega em Lucas do Rio Verde é certo. Resta-nos torcer para que os gestores potiguares possam se espelhar nos bons exemplos Brasil afora para que haja, no interior do estado do Rio Grande do Norte, melhores condições para a prática da medicina e do “viver” como um todo.
Wilson Cleto de Medeiros Filho
(Medico, Pediatra, em Natal)

Já já eu vóRto.

Gente depois eu volto pra contar como vai ser o looongo processo de desmame do João....tive até que fazer um calendário pra não me perder.

Só vim dizer pra Alice não se desanimar em ter filho...hahahahahaha. Pelamordedio!!!! Ser mãe tem milhares de lados bons mas como eu ando cansada fico só focando nas partes chatas e desgastantes!! Isso é um defeito meu também. Fora que venho aqui tentar tornar engraçado os perrengues e acabo esquecendo do tanto que eu fico feliz todo o dia quando o João me sorri, faz carinho, faz careta, essas coisas!!!

Vim transcrever também um frase que gostei bastante. Diz mais ou menos assim: "Muitas mulheres querem ter um filho mas nem todas estão preparadas para ser mãe." Ai que saco esqueci como é a frase certinho e não acho aonde eu li. Mas deu pra entender né??? Hahaha...vou procurar mais tarde e falo mais sobre isso depois.

beijo beijo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

amaRmentação e o seu fim!

Hoje temos consulta com a gastro do João e independente do que ela disser vou começar o desmame com o leite hidrolizadi, próprio para bebês com alergia a lactose. Podem me julgar mas eu reconheço a minha fraqueza quanto a parar de comer alimentos derivados do leite. Fora o meu cansaço por ter um bebê totalmente dependente de mim e que não dorme devido às suas cólicas na madrugada. Juro que amamentaria até um ano de idade mas essa dieta acaba comigo e cada vez que eu furo, pimba, João chora de dor de barriga. Amamentei EXCLUSIVAMENTE até os seis meses. Com cinco meses ele começou a comer frutinhas e a tomar suquinhos, mas não dei todos os dias, por isso, ele praticamento só mamou em mim nesse seis meses. Nunca dei mamadeira e muito menos leite em pó. Assim, fico feliz de ter tido paciência e perseverança nesse processo todo que é a amamentação. Porque vamos ser realistas, amamentar é bom e dá um certo prazer mas também é cansativo pra caramba. Nos primeiros dois, três meses, doía pácas a cada primeira sugada do João. E no comecinho ele mamava durante uma hora, período em que eu geralmente ficava isolada em algum canto pra deixar ele tranquilo. Aì tem essa novidade que é a amamentação em livre demanda, onde você dá o peito quando o bebê tem vontade. Tem todos os seus lados bons, como a saúde e proteção do bebê mas pras mamães é bem puxado. João nunca regulou o horários de suas mamadas, o que em seis meses me deixou totalmente em função dele. Nunca pude programar saídas, passeis, etc. Sempre que me distanciei dele ficava super na neura se ele iria sentir fome ou não e isso foi me cansando. Hoje eu sou uma pessoa que há seis meses não dorme mais de três horas seguidas e nos últimos 3 meses, sequer duas horas. Minhas olheiras estão abomináveis e meu humor idem. Ontem a noite chorei de cansaço, coisa que nem deveria mais acontecer com um bebê de seis meses, já que ele já deveria estar dormindo uma noite inteira. Me sinto feliz por ter tido paciência e principalmente saco de ter amamentado todo esse períoso. Sei de muitas mães que por problemas menores que os meus pararam de amamentar. E olha que eu tive mastite, tive febre, fui parar duas vezes em emergências com os peitos duros que nem pedra. Cansei de amamentar chorando de dor e há seis meses sou refém das ditas conchas coletoras, porque o meu peito ainda esguicha leite pra todos os lados.

Isso foi só um desabafo e não uma explicação porque quem sabe da minha vida e das minhas fraquezas sou eu! João tem quase dez quilos e é um bebê forte e saudável graças aos meus peitchones, que estão surrados que só vendo (mas confesso que enormes, lindos e redondos). Sei que o desmame não é um processo fácil, principalmente pra um bebê que não quis chupeta. Nas horas mais difíceis acalmo ele dando um mamá e com o tempo não vou mais poder fazer isso. Minha mãe que viu o meu sofrimento quando dormiu comigo esse final de semana se propôs a me ajudar uma semana no desmame e é sobre isso também que vou conversar com a médica hoje.

Então era isso povo. Não quero desestimular nenhuma futura mamãe com esses desabafo. Amamentar tem inúmeras vantagens, como a saúde do seu bebê, a praticidade de não ter que carregar nada além dos seus peitos, dizem que previne o câncer de mama, emagrece, pelo menos eu perdi 20 kg comendo de tudo e atribui muito isso a amamentação. Enfim...mas eu fiz a minha parte e juro que achei que não ia conseguir por tanto tempo.

beijo beijo e depois volto com novidades.

Alguns momentos amamentando...


Amamentando ainda na maternidade.


Amamentando no encontro das amigas.


Amamentando e sendo espiada.


Amamentando no Ribeirão e no estilo.


Amamentando no sítio.


Amamentando no meu aniversário.


Amamentando no encontro das amigas.


Amamentando na Copa.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ganhei um selinho...

Olá,

Estou muito feliz por ter recebido um selinho da minha amiga Paula Brêda do blog Organize sua Casa.

Vejam só:

Até mais!!


Rafaela Lima

domingo, 19 de setembro de 2010

Preguiça de botar fotos!

Eu gosto de mulher. Rá! Não desse jeito que vocês podem ter pensado, porque nesse sentido eu sou mutcho bem resolvida com a minha opção. Eu gosto de mulher, no sentido de que as admiro pra cacete, ainda mais depois de ter virado mãe. Porque mulher é bicho estranho. Pode ser complicada e descomplicada ao mesmo tempo, amável e detestável, pode se fazer de vítima ou tomar as rédeas da situação, discute política de maneira respeitável sem tirar os olhos dos detalhes da xícara de cafézinho que está tomando...fora que além de tudo ainda tem o poder de gerar uma vida e depois se desdobra em mil pra ser uma boa mãe, como se ser mulher por si só já não fosse o bicho!!!

Enfim...tudo isso pra dizer que adoro ler a revista TPM por causa disso. Adoro as entrevistas, reportagens, dicas, textos, etc. A desse mês traz uma reportagem muito legal sobre ser mãe e ao mesmo tempo levar uma carreira. Fora a entrevista com a Gabriela Duarte, com o fotógrafo Bob Wolalgumacoisa...ah...também adorei como misturar dois esmaltes da Impala para chegar a cor do esmalte da Channel que eu ando atrás a horas!!

Eu ia escrever mais mas deu preguiça. Queria muito debater aqui sobre a culpa que algumas mães sentem por terem uma babá. Confesso que EU não sinto culpa alguma por poder ter alguém que me ajude a enfrentar essa rotina puxadinha! Até porque eu estou quase sempre com a babá por causa da amamentação!

Ontem depois da mini festinha de aniversário (que foi bem íntima e gostosa) decidimos ir dormir em Jurerê Int., eu, mãe, maridex e João. Apesar da chatice de ter que levar aquela tralha toda pra passar menos de 24 hs, depois vimos que fizemos uma ótima escolha. Ontem à noite minha mãe ficou com o João pra darmos uma voltinha, beber alguma coisa, visitar um amigo. Hoje Marco acordou cedinho e foi caminhar com o João pra eu e mãe dormirmos mais um pouco. Depois ele foi surfar e nóss fomos tomar café da manhã no centrinho de Jurerê. Na volta minha mãe foi ler um livro tomando sol e eu fui dar uma cochilada com o João. Dormimos por uma hora e meia e depois nos encontramos com o Marco pra almoçar em Jurerê Trad. Ficamos andando de carro por Jurerê depois do almoço, conversando sobre a quantidade de dinheiro absurda que algumas pessoas tem, e o João acabou dormindo no carro. Chegando em casa me juntei a ele e demos uma cochilada rápida (tipo uns 15 min pra vocês não acharem que eu não posso reclamar de sono). Depois (preguiça de pensar um sinônimo pra essa palavra) fomos tomar um café no Open e depois (hahahaha) fomos embora!!!! Final de semana tranquilo e gostoso!!!

Juro que essa semana tento ser mais frequente. Se bem que amanhã estarei sem empregada, o que vai alterar e muito minha rotina!! ;/

See you guys...beijo beijo

p.s. vocês me abandonaram público?? Ninguém mais comenta e talz...

p.s. 2 Só pra constar que eu também me encaixo no patamar dessas mulheres super powers (mesmo com os meus 1,60 de altura e minha pouca idade) porque no meio desse post fui duas vezes refazer o João dormir, desfiz as malas de Jurerê, dei uma arrumada na casa

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Com seus amigos, os Backyardigans...ná ná ná...

Boa noite de sexta feira (para os que não tem filho e vão badalar) e bom final de semana pra todo mundo (principalmente pras mamães que ficam quase 48hs seguidas cuidando dos seus pimpolhos)!!!

A mamãe aqui está organizando uma mini festinha dos Backyardigans pra comemorar o aniversário de 6 meses do João amanhã (que na verdade é domingo). Depois ponho as fotinhos.

beijo beijo


Ontem fazendo bagunça antes do banho.

Como me manter organizado?

crédito da imagem: au.af.mil

Faço parte da Comunidade Casa Cláudia e através dela recebi uma pergunta de outro membro da comunidade sobre organização.

Como acredito que outras pessoas podem ter a mesma dúvida, resolvi posta-la na íntegra e juntamente a resposta.

Desde já agradeço a Dilce pela colaboração por compartilhar sua dúvida com tantas outras pessoas que visitam nosso blog.

Pergunta:

"Oi Rafaela, amo quem consegue organizar e manter organizado os espaços, sou totalmente desorganizada, com muita dificuldade coloco as coisas em ordem de vez em quando, mas quando vejo já está tudo bagunçado novamente, se puder me diga como manter organizado por favor, sei que é continuar arumando sempre mas, o tempo e a pressa são nossos inimigos, eu sou Dilce, bjos."

Resposta:

Para manter organizado não é necessário arrumar sempre, pelo contrário, quando se tem disciplina, a desorganização não toma conta da nossa vida e consequentemente, temos mais tempo para curti-la.
Tenha sempre esta frase em mente: "Um lugar limpo não é o que se limpa mais, mas o que se suja menos" e na organização também é deste jeito.
As pessoas podem aprender a ser organizadas, desde que se disciplinem a colocar de volta no lugar tudo que retiraram. Se já utilizou algo e não vai mais precisar, coloque em seu lugar imediatamente, NUNCA deixe para depois, pois é assim que a bagunça se acumula e não conseguimos por fim em tudo, já que o tempo é um bem cada vez mais precioso.

Uma organização completa pode demorar muito dependendo da situação do local. Caso tenha condições de contratar uma "personal organizer", ela fará uma consultoria inicial para saber sobre seus hábitos de vida e adequará a organização de acordo com suas necessidades e de sua família, e então dará a tudo um destino certo e individualizado. A partir daí, é só manter. Mas é claro que a "personal" lhe dará um mini-curso com as técnicas adotadas e mais uma vez, disciplina e vontade são essenciais.

Caso não tenha condições de contratar uma ajuda profissional, você mesma e sua família, é claro, podem se mobilizar para organizar a casa. Delegue um lugar para cada item por categoria, por exemplo: uma gaveta só para meias, uma só para calcinhas, uma parte do armário da cozinha para sacaria (sacos de arroz, feijão, farinhas, macarrão), outra só para eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, processador, etc), outra para enlatados, enfim, agrupe-os seguindo algum critério lógico para você e sua família. Mas faça aos poucos, pois com certeza não conseguirá organizar toda a casa num só dia.

Após a organização feita, mesmo que seja somente numa gaveta, se comprometa a sempre deixa-la da maneira como a encontrou: experimentou um par de meias que não vai usar, coloque-a exatamente do mesmo jeito que estava e pegue outra. Faça com que esta atitude se torne um hábito natural.

Espero que tenha te ajudado.

Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

Rafaela Lima

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Almocinho.

Almocinho com as amigas aqui em casa hoje, delícia delícia delícia!!! Com direito a vinha branco geladinho e tudo!!! Ontem a noite também tive visitinha de outras amigas!!!

Se Juliana não pode ir até as amigas, elas vem até Juliana!!!



E as que não vieram, por favor, liguem se convidando, porque foi bem o que essas fizeram!!!

beijo beijo

p.s. to bem feliz, ontem comprei o cheirinho da loja Le lis Blanc!!! Sempre que passava na frente pensava em comprar! Ontem abri a mão e me dei esse luxo. Ai ai..tão bom o cheirinho da minha casa.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ARTIGO - WILSON FILHO

Terceirizaram as Mães!


Segunda-feira, 21:00, celular tocando...
- Alô, Dr. João (nome fictício)? Aqui é a mãe do Paulinho (nome também fictício, mas que vem sempre no diminutivo). É que nós passamos em consulta com o senhor sexta-feira, lembra? O Paulinho estava com febre.
- Ah, lembro sim! Trata-se de uma gripe, não é mesmo?
- Iiiisso, Doutor!      Então...    A febre baixou, porém a tosse seca persiste à noite.
- Olha senhora, se não me engano, foi explicado ao acompanhante, que a tosse provavelmente persistiria mais tempo. Receitei, inclusive, medicação para aliviar os sintomas... (interrompido)
- PUTZ! Mas isso a babá não me falou!!!
DR JOÃO DESLIGA O TELEFONE

            Tônica. As crianças não vêm mais acompanhadas de seus pais às consultas com o Pediatra, seja na puericultura ou por intercorrências. É uma variedade infinda de parentesco e afinidade, chegando ao cúmulo da frase: “Não, não! Ele é filho da minha vizinha; é que eu falei que ia trazer o meu...”. Tenho adotado a seguinte classificação no item “informante” de minha anamnese: (a) mãe/pai, (b) avós, (c) babás, (d) tios e... (e) outros.
Tudo bem; dou o braço a torcer. Algumas babás são melhores em relatar os sintomas de seus “pseudofilhos” do que as próprias mães que, nos dias atuais, dedicam-se cada vez mais ao trabalho, atividades culturais, salões de beleza, liquidações, saldões de balanço, não necessariamente nesta ordem.
Há, entretanto, uma situação interessante que se dá quando estes pacientes vêm ao Pediatra acompanhados por pessoas que não têm qualquer contato com o dia-a-dia da criança, como vizinhos e amigos (dos pais, claro). A entrevista médica foi acrescida de uma ferramenta tecnológica incrível – o telefone celular. Gasta-se muito mais tempo aguardando o acompanhante perguntar à mãe da criança sobre sintomas, medicações em uso, horários, doses, se há outras pessoas doentes na família etc.
E não para por ai! Após o exame físico, chega a hora de explicar o diagnóstico e passar as orientações e receitas. Neste momento, sugiro de cara, solicitar o telefone e falar diretamente para a mãe ou o pai da criança, tomando o cuidado de gravar a conversação para evitar situação semelhante à descrita no início deste artigo.
Em tempos de comércio em alta e concorrência acirrada, é esperado em breve um novo plano das operadoras de telefonia móvel para este público que cresce a cada dia.
Provavelmente, chamar-se-á TIMPed, ClaroKids, OiDr...
Como diria um estimado amigo do C.C.R.M.: “O que é a tecnologia...”

Wilson Cleto de Medeiros Filho
Pediatra (somente consultas presenciais)

Rapidex

Gente eu sei que estou super ausente mas continuo sem muito tempo e vontade de escrever. Às vezes tenho umas ideias legais pra comentar aqui mas como não as anoto em nenhum lugar acabo esquecendo!! Então é isso...

Aí vão algumas rapidinhas, porque estou sem uma linha de raciocínio.

- Domingo João faz seis meses e esse final de semana vou fazer uma mini festinha dos Backyardigans aqui em casa, só pra não deixar passar em branco. Já comprei umas coisinhas, mas ainda falta encomendar o bolo, os docinhos, os salgadinhos e comprar os balões. Ta...ainda faltam os itens principais...hahahaah.

- João semana que vem começará com as papinhas salgadas. To bem feliz com a minha disciplina ao dar os alimentos certos nos momentos certos. Ainda ontem o maridex tava lembrando de como eu queria que esse momento chegasse logo pra eu ficar mais independente, mas por amor ao meu filho consegui antecipar o máximo e dar as comidinhas só no momento certo. ELe já toma os suquinhos e come algumas frutinhas, agora vamos ver quais serão seus alimentos favoritos. Até já botei nas minhas tarefas semanais a de ir no sacolão comprar as frutas e verduras fresquinhas!!!

- Aos poucos estou deixando o João mais sozinho, longe de mim. Domingo fomos eu e maridex no cinema e ele ficou com a minha mãe. Essa semana continuo indo pra academia e aos poucos vou ficando mais e mais tempo lá. Ontem deixei com a babá e fui sozinha no mercado. Acho melhor ir assim aos poucos, até pra não forçar o bebê a viver uma situação estranha muito de cara.

- Assistimos "Amor a distância" no cinema e demos ÓTIMAS risadas. Vale a pena.

- Hoje terminei de ler "A menina que não sabia ler"...uhuL! Achei demais a história. Ta certo que às vezes eles eram tão detalhistas que eu pulava alguns parágrafos....hahahha. Ficava ansiosa em saber o que ia acontecer mesmo e às vezes o autor se enrolava demais!!!! Só não devorei o livro porque não tinha esse tempo! Mas dei uma boa adiantada na leitura fazendo esteira na academia. Sou uma pessoa que ODEI ESTEIRA MAIS QUE TUDO NESSA VIDA!! Só que lendo o livro fui ficando mais e mais e mais, até que meia hora passou voando. E realmente meia hora é o tempo que eu tenho pra ficar na esteiura, já que meu negócio é puxar ferro e isso exige um tempinho também! Ontem dei um gás no glúteo e no abdominal...hoje me sinto a mulher de aço de tanta dor nesses músculos!

- Emendando o assunto....eu já sabia que eu amava malhar (puxar ferro, não fazer ginástica) mas ultimamente estou obcecada!!! Conto as horas pra chegar segunda, quarta e sexta de manhã!!!! Já faz mais de três semanas que vou religiosamente ao mesmo bat local!!! E olha, daqui a pouco posso aparecer na última página da Boa Forma contando a minha história, porque o negócio ta fazendo efeito!! E ainda tem a massagem duas vezes por semana! Dieta é que ta difícil de seguir, mas só o fato de eu não comer nada com leite, ajuda bastante! Já perdi mais de 20 kg e agora estou endurecendo o que amoleceu na gravidez! Até a polchete sumiu!! Achei que ela ia ficar pra sempre. Mas minha GO disse semana passada que agora é que o útero vai voltando mesmo ao seu lugar e os músculas também!! Então nada que umas centenas de abdominais que faço não me ajudem!!

- Sim, estou me vendendo mas se eu não fizer isso quem fará?? Logo eu que tanto me rebaixei por conta do corpo que ganhei na gravidez!! Agora é volta por cima total!!! E eu to querendo mostrar pras mamães que me lêem que tudo é possível quando a gente quer. Duvido que vocês não tenham alguém pra deixar o filhote uma horinha, três vezes por semana!! E olha que eu deixo de dormir pra ir pra academia!! E também não pensem que sou uma dondoca porque nas outras horas do dia eu não paro, cuidando do João e da casa!!! E também não pensem que a academia do prédio é o bicho não!! Mas como malho desde os 13 anos adquiri uma certa experiência em séries de academia e montei uma bem legal com os equipamentos que tem lá! Aos poucos vou aumentando os pesos e dando uma variada. Faço três séries de 15 bem rapidinho porque quero definir e perder peso!

- Ta, deu de falar disso.

- Só mais uma coisinha. João está enorme de espichado, espertíssimo e cada vez se parecendo menos com um bebê....hahahaha. Ontem o Marco disse que quer adiantar o nosso casamento pra eu engravidar logo denovo...hahahahaa. Eu sou obrigada a rir da cara dele porque por mais que eu não queira esperar muito mesmo pra ter o segundo, agora não dá! Primeiro que eu cuido praticamente sozinha do João, já que ele tem dois trabalhos que não tem horário fixo e ainda não temos dinheira pra cuidar um filho, imagina de dois!!!

- Começamos a fazer a lista do casamento. Que dureza!! Colocar parentes que nunca nem ligam pra gente e namoradinhos de dois meses...hahahaha. Ui ui ui!!!

Ta tenho que ir, depois volto.

beijoSSSS

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novo artigo do Prof. Edilson Pinto - com permissão.

E daí?!
“A vida é muito curta para ser pequena”
(Benjamim Disraeli)


            É sempre a mesma história. Basta a Mega-Sena acumular para que os telefonemas não parem de tocar: “Edilson, já fez a sua fezinha?”. E a resposta não poderia ser diferente: “Claro que não. Já viu um raio cair duas vezes no mesmo lugar?! Minha ‘Mega-Sena’, eu tirei em 1994... Portanto, duvido que ganhe novamente”.
Pois é caro leitor, só conheço uma pessoa que ganha na Mega-Sena todos os dias, desde 1994, faça chuva ou faça sol: Viviane, minha esposa. Pense numa mulher de sorte. Pensou? Multiplique por mil e eleve a décima quinta potência, aí você terá o resultado de apenas 0,1% da sorte de Viviane. Dizem que quem tem sorte nasce com “aquilo” virado para a lua, então, acredito que Viviane nasceu mesmo toda virada para a lua. Pois, não acredito que exista mulher mais sortuda do que ela.
Mas, a verdade é que nós dois temos sorte – ela muito mais do que eu, é claro... e muito dessa sorte vem do fato de termos um filho maravilhoso. Lucas é uma criança bela, tanto por fora (é a cara do pai), como por dentro. Não é à toa que o considero como o meu sensor anti-vaidade.
O ano era 2005. Estávamos nós três, em Recife. Eu e Viviane brindávamos a defesa de minha tese de doutorado em cirurgia, pela UFPE. Aí Lucas me saiu com essa: “O que vocês estão brindando?”; “Meu filho, seu pai é agora um Doutor de fato!”, respondi cheio de empáfia. Ele olhou-me com espanto e disse: “E daí ser um Doutor?! Você nem sabe falar japonês...”. As palavras de Lucas penetraram, como uma lâmina fria de um bisturi, cortando a catarata de minha alma, que teimava em me manter cego.
Por favor, caro leitor, não me condene. Entenda que como professor de uma instituição de ensino superior, não poderia ter tido um comportamento diferente, afinal, não é lá mesmo, nas universidades, que encontramos as maiores vaidades de vaidades?
Se você acha que o meu caso é único, veja o que aconteceu com o professor João Batista Pinheiro Cabral, quando lecionava na UnB. Certo dia, chegando ao Departamento de história, encontra em todas as portas as mais diversas placas de identificação: “Professor fulano de tal - PHD pela Harvard University; Professor beltrano - Doutor pela University Paris-Sorbonne, etc. etc.” Cada um que colocasse uma titulação maior. Então, o estimado conterrâneo nosso, para não ficar atrás, - já que ele tinha pós-doutorado-, resolveu também fazer a sua placa: “João Batista Pinheiro Cabral – A-L-F-A-B-E-T-I-Z-A-D-O”...
Pois é, meu caro leitor, as universidades estão cheias de “doutores”, mas que são completamente analfabetos para a vida (E o danado é que o MEC considera este aspecto – número de doutores – como o fator mais importante para pontuar uma escola de ensino superior, como excelente ou péssima. Ainda bem que Cristo - e nem Deus-, quiseram ser pesquisadores do CNPq, pois seriam reprovados: o primeiro por nunca ter escrito nada em revista Qualis A - parece nome de margarina, não é mesmo?; O segundo, por só ter uma publicação, a bíblia, e o MEC quer que o professor publique e muito, todos os anos. Coitado do Cervantes se fosse professor da Universidade Brasileira, teria que publicar um “Dom Quixote”, a cada dois anos...).
“Doutores”, preocupados com provas, notas, chamadas, etc. etc., mas, esquecem o que ensinava o magnífico Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção... Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender”.
Portanto, ser professor é antes de tudo ser humilde - (Cristo, o mestre dos mestres, andou de jegue) – que não quer dizer subserviente-, mas sim, alguém capaz de aprender a aprender. “Quem se contamina com o vírus da auto-suficiência diminui a sua produção intelectual. Quem se embriaga com o orgulho está condenado a infantilidade emocional”.
Os romanos tanto sabiam disso - que o orgulho, a vaidade, a soberba eram sentimento extremamente danosos para os homens-, que quando um general retornava de uma dura batalha, com uma retumbante vitória, ele deixava o seu exército fora da cidade de Roma, subia numa biga (carro de combate com dois cavalos) e, dirigindo-se ao Senado, a cada quinhentas jardas, um escravo lhe soprava no ouvido: “lembra-te que és mortal!”... “lembra-te que és mortal!”...
Então é isso, caro leitor: mesmo com doutorado - e falando até japonês-, o homem nunca deixará de ser um cadáver adiado, como lembrava Fernando Pessoa.
Sorte minha – e mais ainda de Viviane -, ter o meu Lucas, para me ensinar que o buraco é mais em baixo.
Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor

Organizando gavetas: Panos de prato

Normalmente as gavetas de panos de copa e cozinha são dobrados e colocados uns sobre os outros empilhados. Uma das desvantagens deste método é que normalmente utilizaremos os itens que se encontram em cima e os panos, principalmente os de cores brancas, que ficam no fundo da gavetas ficarão amarelados pela falta de utilização. Outra desvantagem é a dificuldade de manutenção da gaveta organizada pois, não há padronização das dobras.

Um método de organização muito bom é a de arquivamento, na qual os itens são dispostos em forma de arquivo, facilitando o acesso e a visualização de todos os itens ao se abrir a gaveta.

Veja abaixo um antes e depois destes métodos. 
Viu como fica muito melhor a organização por arquivamento?

Até mais!

Rafaela Lima

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Não dou, não troco, não alugo e muito menos VENDO!

Ai eu não me aguento. Sei que depois que virei mãe paguei a língua de muita coisa que eu dizia antes mas sou obrigada a falar...as mamães que ficam se vangloriando dos seus filhotes me deixam nervosas!!!!!!!!!!! Parece uma competição! Hoje no salão fiquei ouvindo uma vó e uma mãe falando dos seus respectivos neto e filho. Uma dizia que o seu comia de tudo, a outra não se contentava e dizia que o seu comia de tudo e mais um pouco. Uma dizia que o seu andou com tantos meses, a outra não se contentava e dizia que o seu já virava cambalhota e com uma mão só. Ui ui ui...sorte que eu estava no andar de cima porque se não diria que o João adora banana, ainda mais se estiver plantando bananeira e ahhhh que ele já come até brócolis, além de chupar limão sem nem fazer careta!!!

Um PROTESTO contra as mães que vendem os seus filhos por aí...

Só vim dizer isso.

Vou começar a colocar fotinhos minhas da época em que eu tinha uma vida...hahahahaha.


Essa foto é da despedida de uma amiga muito querida que estava indo morar com o, na época, noivo, hoje marido, em Brasília. Esses dias nos falamos pelo telefone e eu quase morri de saudades daquele sotaque de São Joaquim, cheio de gírias engraçadíssimas!!! Te amo Tata. Nesse verão nos veremos!


E essa foto é uma das que eu tirei na minha época fotógrafa. Foi em Santo Antônio de Lisboa, aqui em Floripa. Adoro essas luminárias de rua.

Alô som...testando...

Sei sei sei que ando sumida!!! Mas ando tão céufixe (egoísta em ingreix) só quero saber de malhar, ler meu livro, malhar, arrumar meu computador, sair pra passear...essas coisas de gente de bem com a vida....HAHAHAHHAHAHAA...em parte é verdade mas o de bem com a vida ignorem please!! Andei bem de TPM, apesar de não menstruar a mais de um ano. Andei bem chatinha e tal, mas a parte da malhação, dos livros, do computador é tudo verdade! E ah...ainda passo creminhos no corpo todos os dias, pra celulite, pra pele seca, pra estrias de gravidez (esse eu to usando pra acabar antes de vencer). Enfim...estou ali vivendo um pouquinho!

Tenho quinhentas mil novidades mas to com muita preguiça de escrever. Fora que daqui a pouco tenho salão e ainda preciso me arrumar e arrumar o João.

Falando em João, será que dá pra batizar mais de uma vez? Porque o efeito batizado passou já....hahahahaa. Na verdade ele está um anjo, cada dia mais esperto, até deu pra imitar a gente agora, mas como euzinha aqui saí da dieta no milk ele piorou das cólicas e voltou a não dormir bem. Portanto, agora eu realmente parei de comer o que eu não posso pra voltar a dormir bem. Adeus queijos/chocolates, olá sono!!!

Depois ponho fotos. Quem me tem no face, olha lá que hoje adicionei as fotos do feriado!!!!

Era isso...beijo beijo

domingo, 5 de setembro de 2010

Neuroses do Astral - A coluna do D'Jou - 3ª Postagem

P.S. (não é de “post scriptum”, é pré mesmo!): Isto é “For adults only”. Inclui mentes…

Caros componentes do Clube dos Cavaleiros da Rosa Mística (se bem que nem é mais mística porque todos nós, talvez até uns não, já conhecemos seus mistérios... eu que o diga...)
Raiva...não, não, às vezes é fúria mesmo.
Issé quéum caralho, mermão!!
Certo dia, um de vocês ninjas me disse que o artista só compõe/escreve quando está ou puto, ou triste. Tenho que discordar em parte. Quando estou feliz também me sinto inspirado, embora reconheça que exista uma certa melancolia e romantismo nas minhas “obras”. Acho que talvez seja inerente ao ato de compor.
Mas hoje não tô a fim de compor. Tô é puto mesmo. E vou escrever em coloquial para vos fazer entender a entonação da coisa toda.
A frase aí em cima pra quem não entendeu significa: Isso é que é um caralho, meu irmão!, em forma “fonemática” (palavra inventada) para dar mais ênfase. Dá vontade de bater em alguém...Não sei nem por onde começar.
Vejamos: Via livre em Natal...Que beleza. É um conjunto de coisas que o nosso querido departamento de trânsito anda fazendo por nós. Para resolver o problema do tráfego na cidade, a novidade é a via livre. Uhhhuuu. Que lindoooo!! Agora não temos mais onde estacionar, que já era difícil, e não vi até agora nenhuma diferença na velocidade da merda do trânsito. Ganha um doce quem me disser porque...Ora, do que é que adianta tirar os carros dos canteiros se em cada 100 metros de pista tem a porra de um sinal?! Ou uma “fiscalização” eletrônica”?!! Ou gente andando a vinte?!! A cidade tá cheia de avisos de limite de velocidade. Caralho...a cidade não anda!!! Os carros não andam!!! 50km/h na Bernardo Vieira? E para quê aquela reforma toda, que por sinal não adiantou de nada porque os putos dos ônibus agora têm uma pista própria MAS CONTINUAM A ANDAR NA PISTA DA GENTE, FILHOS DAS....Caralh....puta que....arhg aghr agha (já tô até engasgando). E isso se não tiver os puto das bicicleta no meio da rua, porque aí a pista é deles e só passa um carro por vez, a não ser que você atropele o f... Caralho....Me sinto como se tivesse isolado em uma prisão de segurança máxima onde em cada canto tem um guarda ou um sinal ou uma sinalização qualquer. O engraçado é que ainda tem lugares que precisam de sinais e não tem, como o trevo ali quase em frente a minha rua na Romualdo Galvão, em que ninguém sabe de quem é a preferencial e aí parece uma porta giratória de banco em que ninguém entra ou sai.
Sem falar na indústria da multa. Porque vocês acham que tem um guarda em cada esquina? Cê acha que é para “orientar” o cidadão? Um ...ralho mermão (não dá nem tempo de escrever direito de raiva). Qual o motivo nesse pé no freio todo? Será que todo mundo anda batendo por aí? E o pior é que tá mesmo, porque basta chover cinco minutos para você presenciar uma batida em quase toda esquina...meu amigo, o que acontece com esses fresco que não sabem dirigir na chuva bicho? Choveu, é trânsito parado na certa. Tanto porque os imbecis que não sabem dirigir andam a vinte com o menor sinal de garoa, quanto porque outros imbecis que acham que são “os foda” inventam de correr quando tá toró. Sacam a ironia?...PQP bicho. É imoral, mermão... Isso é que é um caralho!!
Não sei quem é mais culpado. O DETRAN ou os ninjas. Vê só as bolas de neve. Os caras inventam a via livre (tem rua que nem precisa desta merda!), com isso a gente fica rodando feito fresco atrás de uma vaga pra estacionar (quem vai pro PAPI é um c...), e aí o trânsito não anda, mas os caras não constroem estacionamentos, aí você se emputece pensando nisso, e aí tem uns que querem passar por cima dos outros porque estão com pressa, e aí bate. Pára o trânsito. Chega um amarelinho Raiovac daqueles e bloqueia todas as passagens para fazer o B.O. e se sentir o máximo.... pára o trânsito. Reforma da Bernardo Vieira para melhorar o engarrafamento. Sinais de 50km/h em toda a via (as cabeça pensante....). Pára o trânsito. Mais carros sendo vendidos por causa da melhoria do nível econômico e facilidades de crédito? Sem nenhuma política reguladora? Ótimo!! Mais carros nas ruas, mais trânsito, educação em falta, mais sinais para orientar os motoristas cada vez piores, mais caos. Pára o trânsito. Sacam só a neurose?...
E os motoristas? Em soma daquilo que falei lá em cima da chuva, os cara só querem andar à esquerda e ainda ficam com raiva se você faz sinal pra passar! É melhor andar na direita aqui... E nem falei daqueles bestas que ficam vendo acidentes dos outros e parando o trânsito. E também não falei nem dos taxistas e motociclistas que ficam se esgueirando por entre os carros e levando retrovisores ou arranhando pinturas. Você ainda tem que dar espaço para eles passarem com medo do prejuízo, e os caras ainda acham ruim, achando que por entre os carros é uma “mão”. “Tava aqui na minha mão”. Cheios de atitude. Filhos das...argh...aragh...(E não vou nem começar com as mulheres...). É foda bicho! É muito foda...

Falar de política então, nem pensar. Seria tema para 200 páginas de arisia. Não vou nem dizer meu voto. Tem uns doido que vota nuns, uns que votam noutros...É tudo uma bosta bicho. Isso é qué um caralho!!! Alguém por favor me explique o motivo de ter tanto ninja nas propagandas eleitorais, bicho... Tem um que usa um chapéu de cangaceiro, tem outro que diz que vai colocar internet banda larga em todas as casas e escola do estado (!!), tem um que toca musiquinha...sem falar nos nomes dos caras. Alguém por favor! É para fazer volume é? É pra fazer rir só para ver se a gente engole melhor a propaganda eleitoral diária? Ou é porque acham que todo mundo é burro? Só pode ser alguma jogada política, porque não dá para acreditar que alguém se submeta a tanto ridículo. Bando de malas. É de dar desgosto cara... Como é que pode o Presidente do País fazer campanha eleitoral para um candidato assim, a céu aberto...Não teria que ser imparcial? Não é proibido? Ah, topei...

Outro tema espinhoso...saúde! Mas não tô a fim não....todo mundo aqui é médico e sabe onde a pedra incomoda, ou o calo estoura, ou a cueca arrebenta e o pau entra....(exceto negão e Guilherme que são ricos...). Além do quê, não tô aqui para escrever sobre clichês e falar coisas que já foram ditas por outras pessoas. Aquelas mesmas reclamações do governo, etc. Sou djou, sou original... Quero falar é daquela raiva que às vezes domina você desde o momento em que você acorda. As pequenas coisas. Não das coisas sérias. E sim, do cotidiano. Por exemplo, se fosse para falar de algo a ver com saúde, seria daquele dia de sexta feira à tarde, no consultório, 17:30h, em que você olha a listagem no computador das pacientes que ainda faltam ser atendidas, sabendo que o horário das mesmas chegarem é só até às 17h (começando as 13:30h); faz uma programação de quanto tempo ainda falta  para você pegar o beco baseado no tempo mais ou menos de cada consulta; só tem umas duas sobrando e você sempre passa do seu horário...já são seis e dez...aí chega uma donzela perdida às seis e quinze da noite....que legal. Até aí é só aquela raivinha besta. A fúria vem quando você escuta “ah doutor, é porque se venho cedo tenho que esperar; prefiro vir no final do horário porque num instante sou atendida e sei que o senhor fica até mais tarde...”...Argh..c...ralho..bus...(sim, porque médico sempre se fode, e as pacientes sempre ligam em horário de almoço “porque é mais fácil falar com o senhor esta hora” ...coitado de um pediatra....). E as bisonhas que ligam às dez horas da noite dizendo: “doutor, o senhor tá no hospital?” como se fosse a casa da gente...
E nem falei das “pedintes”: a atendente que pede para a gente ver “um peixe” (sempre no final do horário), outra que diz: “minha irmã pode entrar também?” e tome-lhe pergunta de graça. A outra: “Doutor, me liga, me liga...num já tá na cesárea mesmo? Faz a caridade...”. Bem amigos da rede não globo, infelizmente fica cada vez mais difícil fazer caridade em nossa profissão... E não se iludam porque não tem nada a ver com humanismo. Mas isso é tema para outro Neuroses. Estou inclusive em Sampa assistindo a um simpósio sobre isso onde o cara foi aplaudido de pé no tema: honorários médicos e relação médico-paciente. Mas deixa para lá... Não se esqueçam que eu não me esqueço que isso é o fruto do nosso trabalho e que devemos agradecer a Deus por tais e todas as nossas pacientes. É por isso que eu digo...”esta é uma obra de ficção e qualquer semelhança com  a realidade é pura coincidência”...ou fantasia...
Que mais?...vamo lá, vamo lá, abrindo o note e escrevendo a primeira coisa na cabeça, vamo lá ... Ah! Lembrei .... Mulher e casamento .... Hummm ... não, não, vou levar um tiro ... talvez em outra postagem (mesmo porque na minha cabeça é coisa para dez páginas no mínimo).
E Natal heim? NOSSA!! Superestimada? Em alguns aspectos diria que não. Merece o que falam. Mas em outros, precisa de uma melhor análise... Vejamos...
Prestação de serviços, existe? Claro que sim. UMA BOSTA, mas está lá...Isso é que é um caralho, mermão!! Os supermercados não têm fruta que preste (a não ser que você se contente só com maracujá, limão e melancia...). Mas deve ser um negócio bom, porque toda esquina tem um... Quer um moranguinho? Só se for na Alexandrino de Alencar. Tem direito até a um cuspezinho do vendedor para dar uma limpada nos bicho...Ei, porque você acha que a água de coco de copo vendido na rua é docinha, docinha? Porque temos cocos de boa qualidade, né? Inocente...é tudo adoçante seus ninja!
Nossos excelentes condomínios fechados e imponentes edifícios...que maravilha...OS OLHOS DA CARA (ou do cú, já que vale mais para alguns....não vou citar nomes...)!! O novo empreendimento que vai sair onde era o Hotel Tirol vai ser a bagatela de 4000R$ o metro quadrado bicho....e o apartamento maior é de 86m2. Tu tá de sacanagem? Isso é que é um caralho, mermão!! E ainda querem que a copa venha para cá? Desenvolvimento? Onde? Numa cidade ovo que nem essa? Vai ser somente fachada para aumentar os preços de tudo...Por acaso, teu salário vai aumentar quando kaká fizer um gol? Um cacete, mermão...! “Ah, vou andar de metrô”. Bela bosta!! Não, nosso turismo é de ponta...pois enfie essa ponta do seu lado avesso do corpo meu amigo. É de ponta para turista. Não sou turista, moro aqui. Bando de iludidos...
Gasolina cara a quase três reais, sendo o poço de petróleo bem aqui na minha fuça?! Besteira, afinal temos um aeroporto internacional....QUE NÃO TEM NENHUMA PLACA INDICANDO O CAMINHO EM INGLLÊÊÊSSSSSSSSSSSSSS, CARALHOOOOOOOOO! Ah, mas tá tão lindo o domingo...vamos para a praia...só temos que ter cuidado para não tropeçar em gays, putas ou gringos atrás de putas (e achar um pedaçinho de praia mais tranqüilo, isso se não estiver interditada com muita merda n’água!). Revitalização da orla ... tu tá de sacanagem né, bicho...! Mas o domingo ainda não acabou! Tem as maravilhosas tardes para a gente tentar aproveitar...eh....ou no famigerado “parque” das Dunas ou....ou....ah, desculpe; esqueci que não tem mais parque na cidade..... Mas tem nosso querido Shopping de todos os dias e a nossa querida, eleita a melhor da cidade pela quarta vez consecutiva, Sorveteria Tropical!!!!! Eba!!! Porra, o sorvete é bom mas não é de outro mundo, pelo amor de Deus! E qualquer dia eu desço o pau naquele veio abusado filho da....!! A merda é porque num tem nem com o que comparar...
Atração para criança então, não preciso falar né? Game station e afins, casa da vó....é foda bicho, é muito foda...
E se você é solteiro, o que existe em banda de lata é forró de boteco em cada esquina (da periferia, claro...). Até aí tudo bem para arranjar umas gata para com.....oopss! Foi mal. Mas nem tudo se resume a sexo fácil (ai, que falta me faz....oopsss, foi mal de novo...).
Aqui nada mais é do que uma cidade do interior mascarada por ser capital. Bons restaurante e hotéis? Sim, mas não vou passar o resto da minha vida comendo e me hospedando!!! Isso é lá programa? “Ei, vamos sair hoje à noite? O que você quer comer?” ah pelo amor de Jesus Fio! Isso é atração para turista, não para mim...Cadê o teatro? A cultura? Vocês acham que a dramaturgia de palco se resume somente a Cinderelas travestidas e Monólogos de alguma coisa??
E a pirataria? Engolindo tudo... Vocês que não se ligam em cinema e cultura podem achar normal, muitos até tem vários filmes piratas em casa. Mas, ei, quase não existe mais locadoras em Natal, meu amigo... A maior locadora, que era a 100% vídeo, fechou as portas e colocou o motivo pregado no vidro: PIRATARIA. Você acha besteira? É absurdo cara! Até o cinema do Praia Shopping fechou... Você não tem mais como assistir a filmes diversos. Tem que submeter-se aos caras que não tem a menor responsabilidade pelo que “vendem” e ainda são abusados. E você leva a porra de um filme de qualidade ruim, muitas vezes manipulado para ser só dublado por exemplo, e não vai nem trocar porque “é barato demais”. Me digam onde existem locadoras na cidade. Até a Orange que tinha bar e futebol fechou....Isso é sério. A polícia? Tema para outro Neuroses. Um deles me respondeu certa vez...”fazer o quê se é disso que eles vivem?” Coitadinhos...só se for de nós!!
Para concluir, só me resta de legal mesmo é o ar puro e a tranquilidade...mesmo que muitas vezes só aparente, e se você bobear e andar pelos lugares errados em horas erradas, dança! Lógico que tem as vantagens, não vamos ser pessimistas, mas não tô a fim...só de esculhambar mermo...
ISSO É QUE É UM CARALHO, MEU IRMÃO!!

Um breve resumo de um dia comum...
5h – triimm, triimmm. O telefone toca. Não é despertador não. É tua paciente perguntando se você está no hospital... “não filha, tô em casa porque moro aqui, sabe....”. Não consegue mais dormir e fica bolando. Finalmente você levanta...toma um banho gelado porque seu chuveiro elétrico pifou com 01mês de uso. Você chamou a “assistência autorizada” em Natal e descobre que é uma loja peba do Alecrim “que mexe com isso” e com várias outras coisas também... .
6h e 30 – Coloca suas roupas compradas COM O MAIS ALTO CUSTO POSSÍVEL PARA NATAL em uma das suas diversas lojas superfaturadas, como se estivéssemos em plena Daslu. Toma café da manhã....sem fruta que preste...pão comprado há 05minutos (porque se passar disso já era, não é pão é pedra), queijo  da manteiga “da terra” ou “de Caicó” (somente com alguma maizenazinha..) e suco DE fruta, não DA fruta (qual eu ainda não sei...).
07h e 15 – Sai com o seu carro, importado lógico, porque você não quer ser somente gente, você quer ser “o foda”, e compra um importado porque todo imbecil da cidade tem um (e ainda querem fazer rodízio, numa cidade ovo feito essa...é brincadeira..). Não importa se você tem carro 2.0, amigo! Aqui nesta bosta de trânsito a 50km/h você só vai é gastar gasolina e acabar seu motorzinho. SEM FALAR QUE JÁ É CARO PARA CARALHO A GASOLINAAAAAAAA!!!!!! Argh....asp...gut....(eu engasgando de novo). As concessionárias agradecem, são ótimas para vender, só faltam até fazer bola gato. Depois o cara pede para um funcionário dar uma voltinha no carro pra avaliar um problema depois que compra, e recebe um: “não temos funcionário disponível”. Depois de 01h parado no trânsito (se você mora em Nova Parnamirim ou arredores até os “super-bem-concentrados-em-um-canto-só” hospitais), você descobre que foi somente uma batida e que ainda tinha duas mãos de pista para rodagem, mas é porque os “donos da rua” queriam gozar de curiosidade para saber se morreu alguém.
08:15h – Você chega ao seu consultório, já tem umas quatro esperando para “fazer um encaixe”. Você reconhece o marido de uma paciente que você laqueou por cortesia depois de muita choradeira, e descobre que era aquele eletricista que cobrava 50 paus POR CADA PONTO DE LUZ mexidos em sua casa. Se emputece. Começa a atender numa dessas clínicas filiadas a plano de saúde básico, e tem que cumprir uma meta de 5 atendimentos e um retorno por hora(!) para poder receber em torno de 40 reais a hora (!!). Tem um mundo de gente lá fora. Se emputece. Acaba já de 01 da tarde. Trânsito parado (hora do “rush”...aqui na enorme cidade do Natal. Piada). Não dá tempo de voltar lá para puta que pariu....resolve almoçar no Shopping. Quer ser escroto e comer só uma “salada”. Bom, alface e tomate aqui tem. O resto é só enrolação. Pede um “prato feito” num Bonaparte desses da vida, daqueles de cardápio bonitinho e percebe que está cada vez mais caro e cada vez menor a quantidade de comida. Se emputece...mas come. E tem imbecil que ainda paga 10%...
14h – volta ao trabalho, opera, atende, etc. Chega aquela paciente de última hora. Você se atrasa e perde o cinema que tinha combinado com a esposa desde o início da semana (e só recebeu, olhe lá, cinco reais por aquilo, fazendo os cálculos de custo).  Ela se emputece. Você diz: “ah, vamos pegar um teatro...” (Hã?!). No caminho você se toca...ah, estamos em Julho e só tem peça infantil....argh..gasp....gasp. Sou obrigado a dizer: quer cultura? Vai no Google!! É o jeito!!! Mas o que importa? Afinal temos os nossos belos e lindos restaurantes a 50contos um prato....caralho bicho....é f.....!!
À noite....o restante dela....Chegamos em casa (depois de gastar uns 100 paus no restaurante e descobrir que nem era tão bom assim...). “Vamos ver jornal, amor?”. As notícias: Lula isso, Dilma aquilo, num sei quem matou num sei quem num sei aonde...,alguém roubando (principalmente na política), um bloco só para falar de futebol e o que Kaká comeu final de semana.....E tome-lhe, tome~lhe, tome~lhe novela!! ISSO É QUE É UM CARALHO MERMÃO!!!
Mas tudo bem. Anestesiado, vou para a cama. Antes da meia noite alguém liga... “Dr., Estou com dor. Começou cedo pela manhã mas não quis INCOMODAR o senhor...”. Lá vou eu...até amanhecer de novo....
Mas tudo bem! O final de semana tá aí...Sábado dou um plantãozinho para complementar minha renda...Domingo chego em casa, ligo a televisão e o que encontro? ESPORTE ESPETACULAR!!!!! (Leia-se futebol, porque outro esporte não existe). Aí fica naqueles jogos merdas de futebol de areia, amistosos, tratados como o maior espetáculo da terra. É a política de pão e circo mais buseta que já vi. E sempre com o hino nacional todo mundo em silêncio para no final aparecer aquela vinheta da Globo: “brasilsilsilsil”. TODO DOMINGO BICHO....!!! É de fritar o cérebro cara.... E ainda tem atores de tudo quanto é lado comentando sobre os esportes em todo programa que passa, como se todo mundo tivesse interessado na opinião de um “não especialista” no assunto (vide a copa). Aliás, é uma superexposição de atores e personalidades o tempo todo, cara. É foda. É como minha diversão dependesse disso o tempo todo. Não agüento mais ver a cara da Ivete Sangalo, por exemplo. É propaganda de sandália, de cerveja, do diabo aquático!! Até quando você viaja de avião como para esquecer do mundo, lá está ela no filminho da TAM. PUTA QUE ME PARIU CARALHO!!! O CARA PASSAR TRÊS QUATRO HORAS NO AVIÃO, VENDO AQUELES FILMES DA TAM, AINDA MAIS COM IVETE SANGALO NOVAMENTE, É MASSIFICAÇÃO DEMAIS PARA MIIIIMMMMMMMMMMM!!!!!!!
E existe algo mais deprê do que final de domingo? Vamos falar do FANTÁSTICO...não, não...cansei....vá se fuder.... (nesse exato momento, meu notebook é fechado para evitar que eu o quebre de raiva...)
Neuroses do astral – é foda, mas é normal (e isso de repente nem é o que queremos ver em nosso email...)


P.S.: Alguém por acaso contou o número de palavrões nesta merda de postagem? E quem achar ruim que se f...!! É só olhar no dicionário que existe sempre uma definição para tais palavras, inclusive já incorporada à gramática. Serve para enfatizar uma emoção muitas vezes negativa, em uma determinada frase. Ou você acha que se alguém bater no seu carro você vai dizer: “que droga, que chato. Você é muito mal....”. Qué qué isso, meu irmão... ISSO É QUE É UM CARALHO!!!