filmetub: Bolo na mesa torna a casa um lar!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Bolo na mesa torna a casa um lar!

Né que dia de chuva tem tudo a ver com bolo no forno? Ainda ontem li no livro "Panelinha" da Rita Lobo, que basta colocar um bolo na mesa que a sua casa vira um lar. Como canceriana da mais pura linha que sou, adoro casa com cara de lar, bolo no forno, sofá cheio de gente, mesa posta com vaso de flor, café com pão no final de tarde...ai ai..e em dia de chuva então.

Acontece que uma das minhas promessas pra esse ano é cozinhar mais e aprender mais sobre isso. Enquanto não começam os cursos de culinária do Senac me arrisquei sozinha na cozinha. Tudo aflorou quando comecei a ler o livro "A conversa chegou na cozinha", da chef Rita Lobo, dona do blog delícia "Panelinha". O livro traz textos e receitas que vão se interligando e dão uma MEGA vontade de cozinhar. Daí que surgiu uma promoção no site da Livraria Cultura do livro do blog e eu comprei (o preço é um tantinho salgadinho mas vale a pena). Obedeci a chef e buscando fazer as receitas darem certo, comprei os medidores dos quais ela fala no começo do livro (andei que nem uma louca por Florianópolis e consegui na Kilar!) e comecei a colocar tudo em prática e a prática realmente é o que leva as coisas à perfeição! Minha primeira torta cremosa de limão ficou feia mas gostosa, as outras que fiz na sequência ficaram lindas e uma delícia. Recebi 568 elogios. Fui alterando a receita conforme ia fazendo e no fim cheguei no ponto que eu queria. O bolo delícia de limão também ficou ótimo e o bolo fofinho de chocolate também. Ainda não em arrisquei muitos nas receitas salgadas, estou esperando chegar na minha casa (estou de férias na praia). Aí já peguei o embalo e fiz uma receita light de torta salgada de atum de um livro que eu já tinha e de filé mignon com cream cheese light...um dia eu coloco elas aqui. São ótima é facílimas de fazer!

Falando nisso, vim mesmo falar do bolo de banana integral que fiz agorinha mesmo. A receita eu vi há muito tempo no blog da nutricionista Fernanda Scheer. Adorei a cara do bolo e queria muito fazer nessa versão integral. Fiz uma tentativa na minha casa ano passado mas como não tinha os ingredientes orgânicos e meu forno de casa não funciona lá essas coisas (esse é meu fogão dos sonhos que compro esse ano!) não deu muito certo mas com os ingredientes certinhos e um forno adequado deu tudo certo dessa vez!

Assim, como meu filho já estava entediado de ficar trancado em casa há dois dias por causa da chuva, mandei ele pra minha sogra e decidi curtir o dia de chuva fazendo bolo e lendo meus livros. Ah, e escrevendo aqui no blog!

Aqui então vai o passo a passo. Juntei a receita da Fernanda com as dicas pra fazer bolo da Rita.

E se é possível, a chuva aumenta a cada minuto. Mas já abstraí o fato de não poder ir pra praia e decidi curtir esse dia de chuva.


Os livros da Rita e a receita no blog da Fernanda.

Segunda a Rita Lobo, antes mesmo de você começar a separar os ingredientes, você deve ligar o forno a 180 graus.

Os ingredientes:


- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral

- 1 xícara de chá de farinha de aveia

- 1 xícara de chá de açúcar orgânico - se gostar de tudo bem doce coloque um pouco mais(uso sempre o demerara orgânico) - Também usei esse demerara, parece ser bem gostoso!

- 3 ovos orgânicos - Peguei na casa da minha sogra que tem um mini sítio!

- 1/2 xícara de óleo de girassol - Sempre uso a marca Mazola que é mais carinha mas o óleo é 100% puro!

- 1 pote de iogurte desnatado ou leite ou suco de soja de maçã - Usei o iogurte desnatado!

- 4 bananas nanicas (1 para bater com a massa e as outras para fatiar em cima)

- canela à gosto - Gosto muito!!!

- 1 col. de sopa de fermento.

Aqui entram em cena os medidores que falei antes:


Porque as xícaras variam muitos de tamanho, assim como as colheres. É difícil medir numa xícara normal 2/3 de xícara e assim vai. Nesses meus medidores a amarela equivale a 1 xícara para a culinária e também tem as medições de colheres, sopa, chá, 1/2 de chá...

Agora é a hora de ligar o som e cantar fazendo o bolo. No meu caso, escolhi Gadú, delícia de Gadú!

Depois de medir os ingredientes, você coloca tudo no liquidificar, inclusive 1 das 4 bananas, as outras reserva pra colocar por cima depois.


Aqui vai outra dica da Rita que eu acho muito legal, a de peneirar os ingredientes como a farinha, o açúcar e até o fermento. Isso faz com que o bolo fique mais fofinho, principalmente no caso desse bolo que é integral e as farinhas tendem a ser mais embolotadinhas.


Depois é só colocar na forma já untada, dar uma balançadinha pra ficar bem retinho o bolo. Nessa hora se colocam as outras 3 bananas picadas por cima e depois um pouco de canela. Como eu gosto de canela botei bastantinho.


Daí lavei a louça, fui tomar um banho, perfumar a casa e esperar o bolo ficar pronto. Como cada forno é um forno, depois de 40 minutos direto dentro do forno fiquei espetando o palito de dente até ele voltar limpinho. Aqui no meu forno foi quase 1 hora inteira.

Desliguei o forno, abri a porta, deixei esfriar um pouco...
...depois deixei mais uns 15 minutos esfriando e virei numa travessa..
...ah se desse pra sentir o cheiro....delícia!!

Esse post demorou tanto que até abriu o sol....hahahaa. Mas bolo assim é bom a qualquer hora.

Bom apetite!

Espero que tenham gostado e experimentem fazer!!

Até mais!

beijo beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário