Não me matem, sei que é segunda-feira o dia Nacional dos Começos de Dieta mas façam como eu, criem metas. "Nossa Senhora dos Pneus, caso eu me comporte essa semana, sexta-feira a noite posso comer um docinho". Se esmerem e se programem pra cozinhar essas receitas na sexta-feira que vem pros seus amigos ou amores.
Sexta feira que passou cozinhei (cozinhamos, eu e Júlia porque o resto só bebeu na sala) pra uns poucos amigos em comemoração ao aniversário de uma amigona. Tudo combinado de último hora no improviso. Com desejo de comer cogumelos (C-O-M-E-R!) procurei uma receita no site do Panelinha e achei essa, de Macarrão Integral com Cogumelos Light. Fiz de acompanhamento uns bifes de alcatra com molho branco mas eles não vem ao caso. Confesso que fiquei com medo da preparação dos cogumelos no macarrão, que acabei usando o comum pois não tinha o integral. Mas no fim ficou uma delícia.
OS INGREDIENTES:
- 100 g de macarrão integral - não usei o integral e fiz um pacote inteiro de macarrão.
- 200 g de shimeji - aquele in natura mesmo.
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada - botei bem mais.
- 1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja) - na verdade eu irriguei os cogumelos quando já estavam posicionados no envelope.
- 1 colher (sopa) de margarina light - não achei então fiz com a normal mas acho esse ingrediente bem dispensável, só deixou o prato mais gordo.
- papel-manteiga
MODO DE PREPARO
1. Leve uma panela com 2 litros de água ao fogo alto.
2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
3. Lave os cogumelos sob água corrente. Reserve.
4. Separe uma folha de papel-manteiga do tamanho de uma folha de papel sulfite. No centro da folha de papel-manteiga, disponha os cogumelos, a cebolinha picada e o shoyu. Dobre o papel, fazendo um envelope e aperte bem todas as pontas para que o molho não vase. Leve ao forno por 20 minutos.
5. Quando a água da panela ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar até o ponto al dente, ou seja, a massa deve ficar um pouco durinha. Transfira para um escorredor e passe sob água fria.
6. Retire os cogumelos do forno, coloque-os numa tigela e acrescente a margarina. Misture bem.
7. Numa travessa, coloque o macarrão e regue com o molho. Sirva imediatamente.
A parte de fazer o envelope que parece mais complicadinha é bem fácil. Eu usei um tamanho maior do que uma folha A4. E na verdade fiz duas trouxinhas porque em uma só não cabia todo o shimeji. Botei o montinho de cogumelos no meio, irriguei com o shoyo e joguei a cebolinha. Daí fechei as laterais e dobrei bem forte as duas pontas. Ficou igual um embrulho de presente. No forno pré aquecido deixei por uma meia hora. Fiquei meio receosa mas o cheiro quando abri o forno estava uma delícia. Experimentei o cogumelo e o gosto com o shoyo ficou muito bom. Com certeza farei mais vezes, com macarrão integral (que eu amo) ou o sem glúten que tem o mesmo gosto que os tradicionais (compro no Angeloni da marca Casarão) e com quase nada de margarina.
Fotinho do prato na mesa:
Esse é o que eu chamo de Mousse-ridículo-de-fazer-de-limão. Já perdi a conta de quantas vezes passei essa receita pras pessoas. Eu adoro limão na comida, tanto salgada, quanto doce. E esse mousse de limão é uma mão na roda em jantares relâmpagos. Já tinha todos os ingredientes em casa e fiz às 19:30 quando cheguei na casa da minha amiga. Joguei no congelador e ele estava geladíssimo na hora de servir.
INGREDIENTES: Geralmente eu faço 2 receitas mas vou explicar como se faz 1!
- Uma caixinha ou lata de leite condensado 395 gramas;
- Uma lata de creme de leite ou duas caixinhas, já que na caixinha vem menos;
- 1/2 xícara de chá de limão espremido.
Sem querer fazer propaganda mas eu prefiro o creme de leite da Nestlé, já fiz com outros mas não ficou tão bom.
MODO DE PREPARO:
Põe o creme de leite e o leite condensado no liquidificador e bate por 1 minuto. Caso algum deles fique acumulado nas laterais, retire com uma espátula. Depois vão colocando o suco de limão aos poucos. É impressionante a reação quando se põe o limão, ele dá uma engrossada repentina. Não gosto de mousse que vai gelatina porque nem sempre ele fica na consistência certa. Coloca um pouco do suco, bate e prova. Tem quem goste mais doce ou mais cítrico.
Despeje tudo numa forma (adoro as bonitas e diferentes ) e com a casca dos limões que foram usados, raspe a partezinha verde e decore o prato.
Juro que em uma ou duas horas no freezer o mousse vai estar pronto e uma delícia.
Ainda essa semana venho contar os segredos da minha Torta divina de limão:
Agora as fotinhos de sexta pra inspirar vocês a chamar os amigos e ralar na cozinha. Se bem que cozinhei bebericando um vinho brando gelado...delícia!!
DELÍCIA DE VISTA.
DELÍCIA DE AMIGAS
DELÍCIA DE COZINHA
beijo beijo







Nenhum comentário:
Postar um comentário