Uma doença que estava esquecida a mais de 30 anos, está de volta atingindo crianças e adultos.
Altamente contagiosa, causada por bactéria, a infecção pode trazer sérias complicações, como pneumonia.
A surpresa da volta da doença foi tão grande que ainda há muitos médicos que demoram a desconfiar que o diagnóstico pode ser coqueluche e atrasam o pedido de confirmação laboratorial. O problema é que quanto mais tarde for feito o exame, mais difícil ter certeza do diagnóstico. A coqueluche é causada por uma bactéria e ocasiona tanto estrago no pulmão que acaba levando a outras doenças, como pneumonia. Além disto, a coqueluche pode atacar pessoas que tenham sido vacinadas na infância. Isso porque a imunidade começa a cair cinco anos após a vacinação. Quem já tomou vacina na infância tem sintomas mais leves, mas continua infectando outras pessoas. Por isso, é preciso tomar o reforço.
- Os adultos contaminam bebês no primeiro ano de vida sem vacinação ou imunização.
Estou escrevendo sobre isso, pois minha filha está com Coqueluche.
Alguns dias atrás, começou com uma tosse muito forte, pensamos ser alergia e medicamos com remédio anti-alérgico, nada resolveu e a tosse estava mais forte.
Levamos duas vezes ela ao hospital e disseram que era somente uma gripe, mas não tinha febre, nem coriza, apenas a tosse, pedi uma radiografia e o seu pulmão estava limpinho.
Como a medicação do hospital não resolveu, levei ela ao pediatra, ele a examinou, viu a chapa e constatou que era o vírus da Coqueluche.
Estamos tratando com antibiótico, xarope para a tosse e anti-alérgico, vemos uma melhora, pois as crises de tosse não são mais constantes mas quando tosse, ela é forte e profunda, piorando a noite.
Ainda temos mais alguns dias de tratamento, depois faremos novos exames e será avaliada novamente.
Que este post seja um alerta para você, tome cuidado, não brinque pensando que pode ser apenas uma gripe, peça a avaliação do seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário