"A procrastinação é o ladrão de tempo." - Edward Young (1683-1765)
A procrastinação é um comportamento psicológico complexo que afeta a todos em diferentes graus. Em alguns, pode ser um problema menor, em outros é uma fonte considerável de estresse e ansiedade.
Remotamente, a procrastinação é relacionada apenas com a gestão do tempo, porém muitas vezes procrastinadores sabem exatamente o que devem fazer, mesmo se não puderem fazê-lo. Por esta razão, programações muito detalhadas geralmente não ajudam.
Características
O procrastinador muitas vezes é extremamente otimista em relação a sua capacidade para completar uma tarefa em um prazo apertado, o que geralmente é acompanhada de expressões de confiança de que tudo está sob controle. (Portanto, não há necessidade de começar.)
Por exemplo, ele pode estimar que gastará apenas cinco dias para escrever um relatório escolar, ele tem quinze dias, há muito tempo, e não há necessidade de começar. Embalado por um falso senso de segurança, o tempo passa. Em algum ponto, ele atravessa um momento imaginário de partida e de repente percebe, "Ah, não! - Eu não estou no controle! Não há tempo suficiente!"
Neste momento, um esforço considerável é direcionado para completar a tarefa, e o trabalho progride. Este surto repentino de energia é a fonte da sensação errônea de que "eu só trabalho bem sob pressão." Na verdade, neste momento você está fazendo progresso só porque você não tem outra opção. Tudo a sua volta te coloca contra a parede e não há alternativas. O progresso está sendo feito, mas você perdeu a sua liberdade.
Outras características
- Baixa auto confiança: O procrastinador pode lutar com sentimentos de baixa auto-estima. Ele pode insistir em um alto nível de desempenho, embora ele pode sentir-se inadequado ou incapaz de realmente atingir esse nível.
- A procrastinação é muitas vezes verdadeiramente difícil de erradicar uma vez que o comportamento tornou-se um método de lidar com o dia a dia as pressões e experiências. Obviamente, se um está curado, os outros vão colocar novas exigências e expectativas em cima de você. É mais fácil ter uma desculpa para adiar, adiar.
- O procrastinador muitas vezes se sente como uma vítima: ele não consegue entender o seu comportamento, o que causa uma grande frustração.
Até mais!
Rafaela Lima
Fonte:
Burka, Jane B., and Yuen, Lenora M. Procrastination . Reading: Addison-Wesley, 1983.
Ellis, Albert, and Knaus, William J. Overcoming Procrastination . New York: Signet Books, 1977.
Nenhum comentário:
Postar um comentário