É comum a criança ter medo: medo na escola, do professor, medo de errar, medo de deixar pai e mãe, medo do escuro e medo por muitas outras coisas.
Assim como outras mães, acompanho diariamente o crescimento da Julia e percebo este sintoma nela em determinadas situações, como não sou "deixa para lá", fui conversar com uma amiga que é psicóloga, Dra. MaryAngela, e ela me deu o seguinte relato:
"A melhor forma para lidar com estes medos é converssar sobre os medos e, principalmente contar para ela os seus medos quando tinha a idade dela.
A criança sempre acha que pai e mãe são super heróis, e você neste momento começa a mostrar para a criança que ter medo é normal e que todos nós temos mas que precisamos substituir o medo por receio pois, o medo não existe, nós é que o inventamos para deixar de fazer algo.
Fale para a criança que ela precisa acreditar mais em si, que vocês, mãe e pai, estarão sempre apoiando e principalmente, para ela acreditar sempre no que vocês dizem. Com isto ela começará a ter mais confiança, aumentando a sua auto estima.
Esta fase é normal e, ao mesmo tempo é longa, geralmente vai dos seis aos nove anos. O importante é ela saber que vocês sempre estarão do lado dela, e que o tempo em que ela está na escola, você está em pensamento desejando sempre o melhor para ela, e que logo estarão juntos novamente e, que algumas horas separadas, ela não está perdendo nada, pelo contrário, sempre ganhando um sorriso feliz da mamãe ou do papai na saída da escola."
Eu acho importante este relato, pois sempre achamos que nossos filhos são perfeitos e que nossa casa é perfeita, falamos dos outros, apontamos os erros da pessoa do lado mas não olhamos para nós mesmos, temos sim defeitos e erramos muito, cabe a nós querermos aprender e tentar fazer o melhor.
Deus nos ensina a sermos humildes, Ele coloca pessoas em nossa vida para caminharmos lado a lado e sempre um ajudando, um ensinando ao outro e é isso que procuramos fazer, aprender a cada dia.
Tentamos com os nossos erros, acerta-los para ajudar outras pessoas e Deus sempre, em tudo tem nos honrado desta maneira.
E nós em casa louvamos a Deus por todas estas coisas, sei que isto é passageiro, é da própria idade, eles vão crescendo e aprendendo que a cada dia tem que se soltar um pouco mais e isso não é fácil, por isso pais, precisamos ter estrutura, emocional, espiritual, sermos companheiros e amigos de nossos filhos.
Lembre-se que a Bíblia nos ensina: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6, sempre nós pais seremos o espelho para nossos filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário